Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Lançamento do Guia de Hortifrutigranjeiros e Agroindústrias da Região ocorre nesta segunda (29)



Na próxima segunda-feira (29) será lançado oficialmente o Guia de Produtores de Hortifrutigranjeiros e Agroindústrias da Região Centro do RS.
 
O evento irá ocorrer no Hotel Dom Rafael – Cerrito, das 15h até as 17h 30min e vai contar com a presença do Prefeito da cidade, representantes da EMATER, do SENAR, do SEBRAE, da FARSUL, do CRESOL, da AHTUUR, do Sindicato dos Trabalhadores, além de donos de restaurantes e proprietários de agroindústrias, produtores rurais e demais interessados.
 
A publicação surgiu de uma pesquisa feita com os produtores de Hortifruti de Santa Maria, a qual constatou-se que apenas 0,66% dos produtores comercializavam produtos aos restaurantes da região. Desta forma, buscou-se abrir novos mercados para os produtores junto a estes estabelecimentos. 
 
Através do lançamento do Guia espera-se criar estas conexões entre fornecedores e empresários da região, para que estes tenham mais opções de compra, produtos mais frescos e regionais.
Com esta iniciativa, se fortalece igualmente o desenvolvimento econômico local e regional, beneficiando os produtores hortifrutigranjeiros.
 
Assim, o Guia de Produtores de Hortifrutigranjeiros e Agroindústrias da Região Centro do RS busca aproximar e facilitar a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar da nossa região, incentivando a geração de renda e o fortalecimento de parcerias entre produtores e os estabelecimentos, estruturando uma cadeia de geração de valor.
 
O Guia é resultado de um projeto de extensão da UFSM, foi idealizado e também é coordenado pela Professora Janaína Balk Brandão, professora do Departamento Educação Agrícola e Extensão Rural.
 
O Guia foi construído em parceria com a Prefeitura de Santa Maria, Secretaria de Desenvolvimento Rural, SEBRAE, CRESOL, AHTUUR e Sindicato dos Trabalhadores.
 
Em agosto de 2018, foi realizado o primeiro encontro com os restaurantes locais, ocasião em que foi apresentada a ideia e muito bem aceita. Logo em seguida, foi realizada uma reunião com Agroindústrias e outra com produtores de hortifruti para saber quais estavam interessados, buscando prever disponibilidade, variedades e quantidade de produção.
 
O Guia contém os nomes dos produtores, fotos, endereços, contatos, produtos, serviço de entrega, locais de venda e terá versão impressa e online.
 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-1768

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes