Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a busca Ir para o rodapé
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Ideas for Milk estará na UFSM



Evento para alunos de agrárias, exatas e humanas fala sobre inovação e startups no agronegócio

A Caravana 4.0, série de eventos de mobilização que compõe o Ideas for Milk, já passou por universidades de quatro estados em 2019 e agora chega na Universidade Federal de Santa Maria na terça-feira, dia 10 de setembro, às 14h, no Auditório do Prédio 67 da UFSM (ao lado da FATEC).

Pesquisadores e analistas da Embrapa Gado de Leite irão visitar instituições de ensino superior em todo o país para conversar com professores e estudantes sobre a cadeia produtiva do leite, a revolução digital no agronegócio e o mercado agtech. Além de contribuir para a ampliação do ecossistema de inovação do leite, um dos objetivos da Caravana 4.0 é motivar o desenvolvimento de propostas de startups voltadas para a solução de problemas da cadeia do leite.Até o final de setembro, serão realizadas mais de 30 caravanas, percorrendo dez estados brasileiros. No dia 10, além da UFSM, o Ideas for Milk estará no IF Sudeste de Minas Gerais, no campus em Rio Pomba. Mais cinco eventos estão marcados durante a semana: dia 11, na Universidade Federal de Pelotas; dia 12, na Embrapa Agroindústria de Tropical e na Sociedade Rural de Londrina; e no dia 13, na Universidade Federal de Lavras e na Universidade Federal do Ceará, campus Quixadá.Além da Caravana 4.0, o Ideas for Milk é formado pelo Desafio de Startup, que chega à sua quarta edição.

Até a edição passada, o Desafio era destinado apenas a empreendedores com projetos de inovação digital. Para este ano, há mais oportunidades. Além da inovação digital, serão aceitas inscrições de startups com inovação em design industrial, produtos lácteos, biotecnologia, nanotecnologia,materiais, insumos, dentre outras soluções com modelos de negócio inovadores.A final do Desafio de Startups ocorrerá em São Paulo, no Cubo, no dia 22 de novembro. Os finalistas viajam com os custos pagos pelo Ideas for Milk. As inscrições estão abertas e podem ser feitas gratuitamente no site do evento: http://www.ideasformilk.com.br. Outras informações podem ser obtidas no mesmo site. Outro evento vinculado ao Ideas for Milk é o Vacathon, uma maratona de programação com uma semana de duração, realizada na Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora. Participam times de até 20 universidades e cada instituição escala cinco estudantes, de cursos variados, reunindo ciências agrárias, exatas e humanas. Não há inscrição para o Vacathon.

Um professor é escolhido como embaixador e fica responsável por organizar o time.O Ideas for Milk é uma ação da Embrapa Gado de Leite, criada em 2016. Segundo o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins, “o objetivo é fomentar o surgimento de um ecossistema, reunindo empresas, universidades, pesquisa agropecuária e o setor produtivo, capaz não apenas de apresentar soluções, mas de empreender, transformando as soluções em novas startups para a cadeia produtiva do leite”. Segundo levantamento do Agtech Valley, hoje, no Brasil, uma a cada cinco startups do agronegócio estão relacionadas a cadeia do leite.

 



Publicações Recentes