Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Ideas for Milk: Pré-Incubada na UFSM, ZEIT é finalista do desafio de startups da cadeia do leite



Após receber o prêmio de melhor modelo de negócio do programa de pré-encubação da UFSM, Zeit irá concorrer ao prêmio Ideas for Milk com outras sete startups em São Paulo

Transformar os passos das vacas em energia, fazer análises de qualidade do leite na fazenda, medir diariamente o crescimento das bezerras, gerar rastreabilidade do leite para a indústria. Estas são algumas das ideias que chamaram a atenção dos 121 integrantes da comissão avaliadora do Desafio de Startups 2019, na quarta edição do Ideas for Milk. A banca multidisciplinar foi composta por profissionais de todos os segmentos da cadeia produtiva do leite e classificou sete das 58 startups inscritas.

Hoje, 13/11, em Natal (RN), será escolhida a melhor proposta da Região Nordeste, que tem vaga garantida na Final Nacional, completando a lista das oito startups classificadas. Para conhecer as concorrentes da Região Nordeste, acesse https://www.cnpgl.embrapa.br/ideasformilk2019/desafio-finalistas.

As sete startups já classificadas para a Final Nacional, em ordem alfabética, são as seguintes:

Startup

Proposta

DESCRIÇÃO

Bionexus

Plataforma de gestão da qualidade do leite

Monitora os indicadores de qualidade da matéria-prima desde a chegada do leite na plataforma da indústria até o processo de pasteurização.

 

CriaTECH Intergado

Plataforma de monitoramento da cria de bezerras

Realiza a pesagem e a medição de altura das bezerras todas as vezes que vão ao bebedouro, permitindo detectar precocemente problemas nos processos de criação.

 

EnergyEasy

Plataforma para geração de energia piezoelétrica

Plataforma com discos piezolétricos, que têm capacidade de gerar energia elétrica em resposta à pressão mecânica feita pelo bovino ao andar sobre a plataforma.

 

Milkdata

Equipamento portátil de detecção de acidez de leite

Equipamento portátil que mede a acidez do leite cru ainda no tanque de resfriamento na fazenda, com resultado em 20 segundos sem uso de reagentes (tecnologia limpa).

 

MilkiWiki

Aplicativo voltado ao cumprimento das INs 76 e 77

Aplicativo que auxilia o produtor a cumprir as exigências das Instruções Normativas da Qualidade do Leite. Oferece múltiplas funcionalidades, como controle de qualidade e rastreabilidade no campo, tendo interface com o laticínio.

 

VoluTech

Medidor IoT de volume e temperatura de tanques

Afere volume e temperatura de tanques de resfriamento de leite. O produtor recebe alertas por um aplicativo em casos de alterações anormais no tanque. A indústria passa a monitorar a qualidade, garantindo a rastreabilidade do leite.

 

Zeit

Dispositivo portátil para rastreabilidade do leite

Analisa a qualidade do leite cru na fazenda a partir de sua composição química. Um aplicativo permite ao produtor tomar decisões rápidas e gera informações seguras para o laticínio, garantindo a rastreabilidade do leite.

 

As finalistas se preparam para apresentar os diferenciais de suas soluções a investidores, executivos de grandes empresas e profissionais influentes do setor leiteiro. A Final Nacional do Desafio de Startups ocorrerá no dia 22 de novembro (sexta-feira), a partir das 9h, no Cubo Itaú, localizado na Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olímpia, São Paulo. “Em 2018 recebemos representantes de 76 empresas e este ano a expectativa é superar uma centena”, comenta o chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, Paulo Martins.

Segundo Martins, a mobilização é uma maneira de fomentar o ecossistema de inovação: “Ao reunir empresas, universidades, pesquisa agropecuária e o setor produtivo, o Ideas for Milk se torna capaz não apenas de apresentar soluções, mas de gerar negócios, transformando as soluções em novas startups para a cadeia produtiva do leite”.

O evento é aberto aos interessados em conhecer as propostas e fazer network, que podem adquirir ingressos pelo Sympla (bit.ly/DesafioStartups).

Prêmio Ideas for Milk de Inovação

As ideias que envolvem tecnologias digitais ainda serão o “carro-chefe” no dia 22/11 em São Paulo, mas as inovações em produtos lançadas pelas indústrias de laticínios terão espaço privilegiado com a primeira edição do Prêmio, criado pela Embrapa para valorizar as novidades que ingressaram no mercado nos últimos 12 meses e têm contribuído para a nutrição e a saúde dos consumidores e o desenvolvimento da cadeia produtiva no Brasil.

Parcerias

O Ideas for Milk é realizado pela Embrapa em parceria com Agripoint, BovControl, Carrusca Innovation, Kick, Qranio e Texto Comunicação. Tem correalização do Sebrae e conta com o patrocínio das seguintes instituições: Alta Genetics, Bayer Saúde Animal, Belgo Arames, Ceitec, CRMV/MG, FAEG/Senar-GO, Faemg/Inaes, MSD Saúde Animal, Nestlé, Senar-RN, Silemg, Sistema OCB, Start Química, Tortuga/DSM, Tim, Viva Lácteos e Vivare. Também são parceiros da iniciativa Cisco, Danone, IBM e Microsoft.

Notícia elaborada pela jornalista Carolina Rodrigues Pereira, jornalista MTb 11055-MG.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-370-2464

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes