Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Curso de Formação Educação do Campo é aberto à comunidade

O Curso de Licenciatura em Educação do Campo da UAB/UFSM convida toda comunidade para participar do Curso de Formação na modalidade a distância “Ciclo de Palestras Educação do Campo em Debate”, pelo site Farol/UFSM, que será realizado ao longo do primeiro semestre de 2020, com ganhar certificado de 160 horas.

O Curso contará com 20 palestras, com temas interdisciplinares e aberto para participação de toda comunidade.

A metodologia de participação para validação do certificado de ouvinte contará com 3 etapas:
1 – Assistir todas as 20 palestras do “Ciclo de Palestras Educação do Campo em Debate” pelo Site do Farol/UFSM .
2 – Participar de no mínimo 10 Lives conforme “AGENDA DO MÊS” pelo site ao vivo do Farol/UFSM.
Serão 4 palestras no mês de abril, 6 palestras em maio, 6 palestras em junho e 4 palestras em Julho. Acompanhe mensalmente a publicação das datas das Lives que serão divulgadas nas redes sociais.
3 – Responder todas as perguntas que serão feitas no final de cada palestra, e responder também o questionário de avaliação das palestras que será disponibilizado na última palestra do Ciclo.

As respostas deverão estar reunidas em um único arquivo que deverá ser enviado até o dia 03 de agosto de 2020, para o e-mail coordenacaoeducacaodocampoufsm@gmail.com (coloque no assunto do e-mail: respostas de todas palestras e questionário).

Caso você tenha perdido alguma Live, não se preocupe que ainda tem tempo para participar das demais. A agenda de maio e junho está programada da seguinte forma:

12/05/2020 – 19h Luis Andres Villanueva
Universidad Nacional de Itapua – Paraguai Educação virtual e educação do campo no contexto atual

15/05/2020 – 19h Prof. Dr. Dermeval Saviani
Universidade Estadual de Campinas A pedagogia histórico crítica na educação do campo

19/05/2020 – 19h Prof. Dr. Humberto Tommasino
Universidad de la República Oriental de Uruguay Desafios da extensão crítica popular

21/05/2020 – 19h Prof. Dr. Reinaldo Matias Fleuri
Universidade Federal de Santa Catarina Decoloniedade: Aprender com os povos originários a viver em plenitude

26/05/2020 – 19h Prof. Dr. João Batista de Albuquerque Figueiredo
Universidade Federal do Ceará O diálogo como princípio meio e fim das relações: Contribuições de Paulo Freire

28/05/2020 – 19h Prof. Dr. Nestor Bohdan
Instituto Uruguayo de Investigaciones de los Charrúas. Assessor especial ONG Atelier Saladero. Costumes tradicionais no campo e as novas tecnologias

02/06/2020 – 19h Me Jesica Wendy Beltrán Chasqui
Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal do Ceará Reforma Agrária e Movimentos Sociais na Colômbia

09/06/2020 – 19h Dra Natália Lampert Batista
Pós doutoranda Universidade Federal de Santa Maria Ensino de Geografia na contemporaneidade: a BNCC, a prática pedagógica e a formação docente

16/06/2020 -19h Profa Dra Francielle Benini Agne Tybusch
Universidade Federal de Santa Maria Direito dos Desastres e o Caso Mariana e Brumadinho – MG

18/06/2020 – 19h Dr Prof Clayton Hillig
Universidade Federal de Santa Maria Soberania alimentar em tempos de Pandemia

23/06/2020 – 19h Fernanda Miranda
Mestranda Universidade Federal de Santa Maria O protagonismo das mulheres quilombolas da Região Centro Serra do Rio Grande do Sul na Feicoop

30/06/2020 – 19h Tiago Saidelles
Mestrando Universidade Federal de Santa Maria Criação e Edição de Podcasts Educativos

Dúvidas entrar em contato pelo e-mail coordenacaoeducacaodocampoufsm@gmail.com e se quiser se manter informado Curta a Fan Page no Facebook do Curso da Educação do Campo UFSM, serão postadas todas as informações do nosso Curso de Formação.