Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Estudo inédito sobre suplementação de luz em culturas agrícolas é foco de pesquisa interdisciplinar na UFSM



Pesquisadores de diferentes Equipes da UFSM, de diversas áreas do conhecimento, verificaram através de cálculos matemáticos que é possível produzir de forma rentável soja, milho e arroz com a suplementação de luz artificial durante a noite. A teoria será testada em uma lavoura de soja na área experimental do Colégio Politécnico da UFSM. Serão instalados módulos que emitem luz durante a noite para verificar se ocorre acréscimo na produtividade da soja.
 
Fazem parte dessa Equipe de Pesquisa os Professores Marco Antônio Dalla Costa (Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica), Alencar Junior Zanon, Nereu Streck, Juliano Dalcin, Lilian Osmari (Centro de Ciências Rurais), Luciano Pês (Colégio Politécnico), Christian Bredemeier (UFRGS), o empresário Michel Rocha da Silva (Crops Team) e o aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Igor Gass Vegner.
 
A Equipe FieldCrops do CCR estará acompanhando este estudo inédito.
 
Confira as imagens enviadas pela equipe interdisciplinar da UFSM, de reunião de planejamento da pesquisa e de figuras referentes aos estudos com luz artificial:
 
 
 
 

Publicações Recentes