Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

GEPACES participa da XIV Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo em Santa Catarina

A XIV Reunião Sul Brasileira de Ciência do Solo foi promovida pelo Núcleo Regional Sul da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo (NRS/SBCS) e ocorreu nos dias 16 a 18 de novembro de 2022, em Florianópolis (SC). O evento foi realizado pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O tema principal dessa edição foi “MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO E ÁGUA NA AGRICULTURA FAMILIAR”. O tema está fundamentado na premissa de que a conservação do solo e da água é imprescindível para a produção sustentável de alimentos e para os serviços ecossistêmicos do solo, refletindo em qualidade de vida a todos os envolvidos. O solo e a água representam o que temos de mais importante para a manutenção da vida e da biodiversidade, e para a produção de alimentos. Especialmente no Sul do Brasil, este tipo de produção se concentra na agricultura familiar. Dessa forma, pensar a Ciência do Solo voltada à agricultura familiar significa aplicar o conhecimento científico já existente e, principalmente, incluir todos os atores envolvidos para a conservação do solo e da água, garantindo um ambiente saudável e sustentável para as gerações futuras.

O público foi composto por estudantes, professores, pesquisadores e técnicos ligados à Ciência do Solo. Foram proferidas 9 palestras técnicas, abordando temas como a conservação do solo e água, mercado de fertilizantes e alternativas potenciais, mudanças climáticas e qualidade do solo. Além disso, salas de apresentação oral de trabalhos e debates foram realizadas.

O GEPACES – Grupo de Estudos de Predição de Adubação e Potencial de Contaminação de Elementos em Solos – da UFSM participou do evento, apresentando trabalhos. O trabalho intitulado “Estado nutricional e produção de uva em videiras ‘Chardonnay’ submetidas à aplicação de calcário e gesso agrícola” apresentado pela integrante do Gepaces Adriele Tassinari foi escolhido como um dos 5 trabalhos destaques do evento.