Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Oficina de Culinária Saudável

Técnico-Científicos Publicado: 13 setembro 2019 - 12:13 Última modificação: 13 setembro 2019 - 12:13 Ouvir

Embaixo da Ponte Seca, campus sede da UFSM - Santa Maria

18/09/2019 10:30 - 18/09/2019 12:00

Descrição

Em janeiro de 2014, um grupo de agricultores de um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que cultivava alimentos orgânicos com acompanhamento da Emater, procurou a Pró-Reitoria de Extensão (PRE), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em busca de um espaço para realização de atividades que permitissem a troca de conhecimentos, experiências, diálogos e saberes relacionados à produção orgânica. Além disso, outra demanda era ter um espaço para comercializar os produtos oriundos de sua produção.

A partir de então, foram acolhidos pela instituição através de um projeto multidisciplinar, do qual participavam os agricultores, técnicos da Emater, professores, técnicos administrativos e estudantes da UFSM. As atividades se desenvolveram em diversos espaços, englobando a participação em seminários, palestras, encontros nas unidades de produção das famílias de agricultores participantes e visitas a outras cidades que trabalham com agricultura orgânica.

A partir disso, tornou-se fundamental a realização de uma feira da produção orgânica devidamente regulamentada. Para isto, UFSM e Emater orientaram os agricultores no encaminhamento dos tramites necessários para obtenção do cadastro de produtor familiar orgânico no Ministério da Agricultura (MAPA) para estarem autorizados para a venda direta ao consumidor e em feiras, nos termos da Lei 10.831.

Durante essa caminhada, muitos diálogos foram sendo estabelecidos, uma vez que o coletivo cresceu e contava com a participação de agricultores de Santa Maria e das cidades vizinhas, o que de certa forma trouxe algumas dificuldades para o andamento das ações, principalmente pelo aspecto da distância entre as unidades de produção para as visitas regulamentares. Decidiu-se então que os processos de encaminhamento dos cadastros junto ao MAPA seriam feitos em cada localidade. Assim, o grupo de Santa Maria, na época constituído por cinco famílias de agricultores, obteve o seu registro em setembro de 2017, que culminou com a realização da 1º edição da feira de orgânicos de Santa Maria, a Feira Ana Primavesi, no Espaço Multiuso da UFSM. Hoje, a Feira ocorre no espaço localizado na cobertura da Ponte Seca, nas proximidades do Restaurante Universitário, todas às quartas-feiras, a partir das 10 horas. A escolha do nome Ana Primavesi é uma homenagem à professora pioneira nos estudos em agroecologia na UFSM e no Brasil.

Por ocasião do aniversário de dois anos, em setembro de 2019, o coletivo escolheu ouvir seus parceiros consumidores e descobriram que, para eles, a feira é um lugar de cooperação, sustentabilidade, com alimentos livres de venenos e produzidos com amor.

04/09
11h 30min: Roda de conversa com as professoras Marlove
Muniz e Marielem Kaufmann: Guardiãs de Ibarama, uma estória de resgate e preservação da agrobiodiversidade crioula

11/09