Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Histórico

O Centro de Ciências Rurais foi criado em 31 de agosto de 1970 a partir dos Cursos de Agronomia e Medicina Veterinária, os quais tiveram suas primeiras turmas em 30 de junho de 1961. Após nove anos, em 31 de agosto de 1970, foram implantados os Cursos de Engenharia Florestal e Zootecnia na UFSM. No dia 05 de junho de 1971, o parecer 465-71- CSE aprovou novo Estatuto e reestruturou a Universidade Federal de Santa Maria, criando os Centros de Ensino. Dessa forma, surgiu o Centro de Ciências Rurais, que contava inicialmente com esses quatro cursos.

Em 2008, foi criado o curso de Graduação Tecnológica em Agricultura Familiar e Sustentabilidade na modalidade à Distância pela Universidade Aberta do Brasil. Já em 2009, as expansões provocadas pelo Programa de Apoio ao Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) criaram o Curso Superior de Tecnologia em Alimentos que se integrou ao Centro.

A sua missão é ser reconhecido pela sociedade como um Centro de excelência em ensino, pesquisa e extensão, nacional e internacionalmente. O CCR busca incentivar a produção de novos saberes, formando profissionais com conhecimentos técnicos e científicos comprometidos com os problemas socioambientais.

Hoje, o CCR conta com 178 servidores Técnico-administrativos em Educação, 189 Docentes e mais de dois mil e setecentos alunos distribuídos nos cursos de graduação e pós-graduação.

Histórico

 O Departamento de Solos está envolvido com pesquisas em Ciência do Solo desde 1970, época de criação do então Curso de Pós Graduação em Biodinâmica do Solo. Esse envolvimento de tantos anos, associado à renovação de seus quadros e à capacidade de convivência produtiva de profissionais em diversas fases de maturidade e experiência em pesquisa, resultou na aprovação pela CAPES-MEC, em 2003, do Programa de Pós Graduação em Ciência do Solo, tanto em nível de mestrado quanto de doutorado.