Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Invernadas

As invernadas do DTG Noel Guarany são organizadas de forma a atender os departamentos de uma entidade plena, sendo eles o Social (de responsabilidade da secretaria da entidade), o Cultural, o Campeiro e o Artísticos, os últimos 3 como setores específicos.

INVERNADA CULTURAL

A Invernada Cultural é o Departamento mais importante de qualquer entidade tradicionalista. No caso do DTG, os cuidados e estudos com os assuntos de cunho cultural são nossa principal preocupação desde a fundação da entidade. Trabalhar história e cultura de forma responsável sempre foi parte dos nossos objetivos. É o Departamento que embasa o desenvolvimento de toda e qualquer atividade do DTG Noel Guarany.

As atividades específicas do Departamento residem na promoção de palestras, eventos de cunho cultural e estudos coletivos, organização dos desfiles temáticos e todas as demais que envolvam trabalhos de pesquisa e afins. Trabalha junto ao Departamento de Prendas e Peões (não sendo ambos o mesmo Departamento) e integrado à Patronagem e à toda a entidade.

INVERNADA ARTÍSTICA

A Cultural é a Invernada “base” do DTG Noel Guarany, que estruturou e norteou a existência da entidade e, após ela, a primeira a ser organizada foi a Artística. O objetivo de termos uma invernada artística foi o de darmos espaços ao diversos talentos que se somavam ao DTG, inserir a entidade nos eventos promovidos pelo RS e também termos um grupo para realizar apresentações e as possíveis demandas dentro da própria UFSM.

O grupo de danças foi o primeiro a tentar ser estruturado.

Hoje o DTG conta com um Grupo de Danças na categoria adulto, que participa de concursos, diversas apresentações e também concorre no ENART (força B), onde fora finalista nos anos de 2009 e 2010, porém participando em todas as edições desde 2009.

Temos ainda, dentro do departamento artístico, o grupo das Modalidades Individuais, que conta com solistas, declamadores, pares de dança de salão, chuleadores, músicos e escritores, que também participam de concursos, realizam apresentações e concorrem ao ENART.

INVERNADA CAMPEIRA

A invernada campeira do DTG Noel Guarany foi fundada com o objetivo de difundir e cultivar as lidas campeiras do Rio Grande do Sul. A principal dificuldade enfrentada por esta invernada era a disponibilidade de animais (cavalos), pois como seus membros, em sua maioria são estudantes universitários, advindos de outros municípios, isso era praticamente impossível. Porém, o Colégio Politécnico da UFSM juntamente com alguns laboratórios disponibilizaram alguns animais para a participação de rodeios campeiros e principalmente do Desfile Farroupilha no dia 20 de setembro.

No ano de 2009, ano em que o DTG teve sua filiação aprovada para a participação dentro do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), os integrantes da invernada campeira começaram a participar ativamente do cenário de rodeios da 13ª Região Tradicionalista. Neste mesmo ano a invernada organizou seu primeiro Rodeio Campeiro na sede campeira do PL  Os Gaudérios do Laço, na localidade de Pains (estrada municipal aos fundos da UFSM).

No ano de 2010 a invernada campeira teve sua primeira participação na Festa Campeira do Rio Grande do Sul (FECARS), onde dois peões do DTG representaram a 13ª RT na modalidade gineteada.