Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Laboratório de Avicultura – LAVIC

Apresentação

O Laboratório de Avicultura (LAVIC) é responsável pelo ensino, pesquisa e extensão em Avicultura na Universidade Federal de Santa Maria, possuindo 5 hectares de área, o espaço possui 7 galpões experimentais, 1 incubatório e 1 fábrica de ração (4 ton/hora) disponível ao ensino de graduação em Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia e também à Pós-Graduação em Zootecnia, proporcionando ainda, estágio prático-profissional a inúmeros alunos dessas áreas. Cerca de 20 estagiários e bolsistas dos diferentes cursos de graduação da UFSM e de outras instituições, do país e exterior, são componentes e colaboradores do LAVIC. De 8 a 10 acadêmicos de Pós-Graduação em Zootecnia nos níveis de mestrado e doutorados, usualmente desenvolvem seus projetos que resultaram em teses e dissertações.

Além disso o Laboratório possui intensa atividade em pesquisa e inovação nas áreas de:

– nutrição em frangos de corte, poedeiras e matrizes de corte;

– manejos em frangos de corte, poedeiras e matrizes de corte;

– reprodução avícola;

– melhoramento genético em postura comercial;

O LAVIC possui um plantel composto por Matrizes de Corte e Linhas Puras de Poedeiras de Ovo de Casca Marrom selecionadas pelo Programa de Melhoramento Genético desde 1988. Busca a excelência na qualidade dos pintos de corte e postura, produzidos e distribuídos pelo laboratório para mais de 50 municípios do Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Executa ainda, relevante atividade de extensão rural, prestando assistência técnica aos produtores rurais e empresas que atuam no segmento.

ESTRUTURA  FÍSICA  EXISTENTE:

O LAVIC – Laboratório de Avicultura do Departamento de Zootecnia possui 5 hectares de área, contendo 1 incubatório, 6 aviários experimentais (I, II, III, IV, V e VI), 1 sala climatizada com baterias, 1 fábrica de rações e 3 pinteiros:

Incubatório:  Possui a capacidade de produção de 9.317 pintos por semana (rotina).

Aviário I:  Possui 270 m2, com 54 boxes de 2,0m2 e uma sala de 20m2 para área de serviço. Esta unidade é utilizada usualmente para a condução de experimentos com frangos de corte. Existe a possibilidade de avaliações via ração e água, pois é dotado de sistema de distribuição hídrica diferenciada em quatro blocos.

Aviário II:  Com 600 m2, este aviário está dividido em duas unidades de 300m2, cada.  Um lado equipado com 600 gaiolas para postura de ovos comerciais (0,33 x 0,45 x 0,40m). Outra unidade está em obras com previsão de liberação em 2016, será uma unidade constituída de boxes experimentais, criação sobre piso.

Aviário III: Aviário para recria e postura com 350 m2, é dotado de piso, mureta, cobertura de chapa galvanizada e  isopropileno.  Aviário para desenvolvimento de estudos em piso e cama aviária.

Aviário IV: Galpão com 420m2, de 12x35m que possui 60 boxes experimentais de 4,14m², construídos em polietileno. Esse aviário é totalmente climatizado, sendo controlado automaticamente. Equipado com exaustores, placas evaporativas, bebedouros tipo nipple, comedouros e campânulas. Possui a possibilidade de realização de teste hídricos pois possui sistema de distribuição de água  diferenciado.

Aviário V: Galpão com 300 m2, de 10x30m com 32 boxes (4,61 m²) experimentais de 3,25 x 1,42m, construídos em polietileno equipado com 6 ninhos por box com comedouros separados para fêmeas e machos. Esta unidade é utilizada para experimentos em reprodução, com monta natural, para matrizes de corte e matrizes de poedeiras de ovos de casca marrom.

Aviário VI: Aviário para postura com 210 m2, é dotado de 516 gaiolas de postura de 0,33 x 0,45 x 0,40m e 84 gaiolas para machos reprodutores de 0,33 x 0,60 x 0,60m. Esta instalação é com laterais teladas e cobertura metálica com tratamento térmico.

Sala Climatizada para Baterias: Essa sala aloja três baterias, totalizando 60 repetições, ou seja, 20 unidades experimentais por bateria metálica.

Pinteiros (Casa Colônia): Em número de três, com 36m2 de área, utilizados para  frangos de  corte e/ou poedeiras.

Fábrica de Rações:  Fábrica de rações, com capacidade de produzir até 4 toneladas /hora, totalmente automatizada. Essa unidade possui cerca de 300m2 de área construída.


Contato

Telefone: (55) 3220-8269