Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

Laboratório de Bovinocultura de Corte

Apresentação

O Laboratório de Bovinocultura de Corte (LBC) da Universidade Federal de Santa Maria vem, ao longo das últimas décadas, desenvolvendo pesquisas em temas relacionados a diferentes fontes e formas de alimentação para bovinos e seus impactos no desempenho animal, na qualidade da carcaça e da carne, bem como a economicidade das mesmas. Os estudos, de forma geral, estão alicerçados em dois sistemas de alimentação que são: confinamento e/ou pastagens (cultivadas ou campo nativo).

Para os estudos, normalmente, são utilizados animais oriundos do cruzamento alternado entre as raças Charolês e Nelore, os quais fazem parte do próprio rebanho, uma vez que o LBC possui o sistema de ciclo completo. Entretanto, a partir de parcerias estabelecidas entre o LBC e entidades representantes de outras raças bovinas, tem possibilitado o desenvolvimento de estudos com estas, geralmente, dentro das linhas de pesquisa do laboratório.

O LBC também promove ações no âmbito de extensão universitária. As principais vias de ação tem se dado através da promoção de ciclo de palestras, realizados dentro da UFSM e em municípios vizinhos, dias de campo e divulgação técnico-científica, através da elaboração de textos temáticos e distribuídos através dos e-mails cadastrados.

Para desenvolver todas estas ações de ensino, pesquisa e extensão, o LBC conta com uma área de aproximadamente 500 hectares e um rebanho de mais de 600 animais, bem como um grupo composto por dezenas de discentes de diferentes cursos de graduação (Zootecnia, Medicina Veterinária, Agronomia, assim como Cursos técnicos), discentes do curso de Pós Graduação em Zootecnia, além de técnicos administrativos em educação.

Professor Responsável:

Dr. Ivan Luiz Brondani

Dr. Dari Celestino Alvez Filho

Técnicos administrativos em educação

Emerson Dalla Chieza (técnico em agropecuária)

Juarez Felizberto (Zootecnista)

Telefone: (55) 3220-8083 (212)

E-mail: ivanbrondani@gmail.com