Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Laboratório de Ovinocultura

Apresentação

O Laboratório Ovinocultura da Universidade Federal de Santa Maria vem, desenvolvendo pesquisas ligadas a produção e nutrição de ruminantes, qualidade da carcaça e da carne.

Os estudos, de forma geral, estão alicerçados em pesquisas que englobam sistemas de alimentação como confinamento e/ou pastagens cultivadas. São utilizados animais das raças Ile de France e Texel para as pesquisas, os quais fazem parte do próprio rebanho. Atualmente como ferramenta de pesquisa está em desenvolvimento projetos sobre Exigências nutricionais, Bioimpedância e Traçabilidade e qualidade de carne de cordeiros, para as pesquisas de mestrado e doutorado.

As pesquisas realizadas no laboratório contribuem para avaliações das características da pastagem, comportamento ingestivo, desempenho animal em pastagem e confinamento, consumo, qualidade da carcaça, composição bromatológica da pastagem e suplemento fornecidos, determinar as características qualitativas e quantitativas das carcaças, determinar as propriedades físico-químicas, cor instrumental, oxidação lipídica, perfil de ácidos graxos e a qualidade sensorial da carne do cordeiro ao pé da mãe e desmamado em diversos sistemas.

Para desenvolver todas estas ações de ensino, pesquisa o setor de ovinos conta com uma área de aproximadamente 12 hectares, 2 apriscos, salas de armazenamento de grãos e fenos, e um rebanho de mais de 160 animais, entre ovelhas, borregas, cordeiros e carneiros.

A equipe está composta por grupo composto por discentes dos cursos de graduação (Zootecnia, Medicina Veterinária) discentes do curso de Pós Graduação em Zootecnia. Este grupo atualmente é coordenado pelo professor Dr. Cleber Cassol Pires.


Contato

Telefone: (55) 3220-9393