Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR

NEA Santa Maria / Sub-NEA Arroio Grande

Calendário do NEA Arroio Grande

• Na EEEF Arroio Grande esta proposto a realização de oficina de práticas para utilização de material recicláve e a instalação de uma estrutura de relógio solar associado ao plantio e utilização de plantas medicinais, conforme proposições da EMATER/RS-ASCAR.

EVENTOS PASSADOS

EVENTOS REALIZADOS EM PARCERIA COM A EEEF ARROIO GRANDE, SANTA MARIA, RS

• 14/12/10, terça-feira, das 13:30 as 17:00 horas, na EEEF Arroio Grande: apresentação pelos alunos (verbal, textos e desenhos) e debates do que foi vicenciado durante as visitas a campo das áreas demonstrativas de regeneração de mata ciliar junto ao Arroio do Veado realizada no dia anterior; e, pela observação e análise de banners e da maquete da micro bacia hidrográfica do Arroio Grande e Arroio do Meio em exposição no hall da escola.

• Nesta data também foi apresentado os resultados do questionário encaminhado à comunidade através dos alunos da escola – aluno x família.

• As questões foram propostas em reuniões do NEA de Arroio Grande, realizadas dias 16/03/10 e 06/04/10, e encaminhadas a Direção da Escola, sendo que a professora de Ciências, Beatriz Teixeira Salermo, ficou responsável pela adequação dos termos do questionário e pelo ecaminhamento do mesmo à comunidade através dos alunos. Os questionários foram encaminhados a aproximadamente 100 alunos do 5ª ao 8ª ano, no período compreendido entre final de maio a inicio de julho de 2010, tendo sido devolvidos 18 questionários.

• Nesta data também foi proposta a realização de oficina com integrantes da comunidade escolar visando a continuidade da observação da maquete da micro bacia hidrográfica do Arroio Grande e Arroio do Meio e mapas base e temáticos em exposição no hall da escola para visitação.

• 13/12/10, segunda-feira, das 13:30 as 17:00 horas: visitas a campo da comunidade escolar da EEEF Arroio Grande às áreas demonstrativas de regeneração de mata ciliar junto ao Arroio do Veado, localizadas nas propriedades dos Srs. João Alésio Marcuzzo, Júlio Silo Noal e Getúlio Noal, onde foi efetivado o isolamento das áreas (cercamento) e o plantio de mudas plantas nativas;  e na área de mata nativa regenerada de propriedade do Sr. Moisés Mainardi Noal.

• Os pricipais objetivos das visitas foram:

• Visualização das condições ambientais dos locais (mata ciliar, estabilização dos laludes do arroio – áreas com desmoronamento, assoreamento do leito do arroio – deposição de sedimentos e galhos de vegetação, enchentes, secas, ….).

• Visualização das práticas propostas e adotadas para a regeneração da mata ciliar (cercamento da área, plantio de mudas nativas, limpeza do leito do arroio após licenciamento ambiental; manutenção).

• Apresentação e divulgação de documento emitido pela PMSM/SMPA fazendo a doação de 3.0001 mudas de plantas nativas ao projeto.

• Apresentação e divulgação de licenciamentos ambientais, em nome de Getulio Noal e Júlio Silo Noal, para limpeza do leito do Arroio do Veado, com extenção de 500 metros cada um.

•  Principais resultados esperados.

• O transporte foi através de cortesia da Empresa Viação Centro-Oeste, conforme oficio encaminhado em 20/11/10 e autorizado pelo Sr. Eleomir A. Maffini.

• Dia 06/04/10, terça-feira, das 13:30 às 17:00 horas, no Salão da Paróquia São Pedro Apóstolo Arroio Grande,  4º Distrito de Santa Maria

Núcleo de Educação Ambiental de Arroio Grande
Painel: Dialogo com a comunidade de Arroio Grande – ações de recuperação de áreas degradadas e educação ambiental (visando relembrar a comunidade dos objetivos e metas do projeto, e reformular convite para participardas reuniões e ações do NEA)
Público alvo: participantes do NEA Arroio Grande,  comunidade local, representantes dos atores sociais públicos/privados parceiros e demais interessados.Programa:

• Abertura

• Ações propostas pelo Núcleo de Educação Ambiental de Arroio Grande – 4º Distrito de Santa Maria:

• Eng. Agr. Carlos Renan Denardin Dotto – Departamento de Engenharia Rural, Centro de Ciências Rurais, UFSM

• Problemas/conflitos ambientais de Arroio Grande:

• EEEF Arroio Grande – Adriana Carbunck Godoi – Diretora

• Subprefeitura – Rubismar Scremin – Subprefeito

• Conselho Distrital – José Carlos Marcuzzo – Presidente

• EMATER/RS-ASCAR – Gilceu Antonio Cippolat – Chefe do Escritório Municipal

• IRGA – Glênio Luiz Nascimento Picada – Chefe do Escritório Regional

• 2º Batalhão Ambiental da BM – Maj. Luiz Antonio de Oliveira Floresta – Comandante

• SITRUSMA – Célio Luiz Fontana – Presidente

• Secretaria de Desenvolvimento Rural – Rodrigo Menna Barreto – Secretário Municipal

• Políticas Ambientais do Rio Grande do Sul:

• Secretaria Estadual do Meio Ambiente – Giancarlo Tusi Pinto – Secretário Estadual

• Políticas Ambientais da Secretaria Municipal de Proteção Ambiental e parceria para a execução das ações propostas pelo NEA de Arroio Grande:

• Luiz Alberto Carvalho Jr. – Secretário Municipal de  Proteção Ambiental de Santa Maria

• Debates e encaminhamentos para a execução das ações propostas pelo NEA de Arroio Grande:

• 24/04/10,  sábado, das 07:30 às 10:00 horas, na EEEF Arroio Grande, 4º Distrito de Arroio Grande

Processo de Formação Continuada em Educação Ambiental

Oficina: O Poder da Inteligência Emocional nas relações de trabalho.

Dinamizadora: Sandra Elisa Réquia Souza – UFSM.

Público alvo: comunidade escolar (professores e servidores).

Relatório de atividades do projeto executadas em 2005

Relatório de atividades do projeto executadas em 2009/2010

Formação Continuada em Educação Ambiental

Maquete da micro bacia hidrográfica do Arroio Grande e Arroio do Meio