Ir para o conteúdo CCR Ir para o menu CCR Ir para a busca no site CCR Ir para o rodapé CCR
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Unidade de Apoio Pedagógico – UAP

Sobre a UAP

É um órgão setorial do CCR, que assessora a Direção, as Coordenações, os professores, os técnico-administrativos e os estudantes nas questões didático-pedagógicas.

A Unidade de Apoio Pedagógico (UAP) do Centro de Ciências Rurais foi instalada no dia 21 de janeiro de 1976, através de acordo da Associação Brasileira de Educação Agrícola Superior/Departamento de Assuntos Universitários (ABEAS/DAU), sendo a primeira unidade a existir no Brasil, em nível de Centro, com o objetivo de promover o melhoramento constante do ensino e da aprendizagem, dentro de uma perspectiva de busca de integração do processo educativo com a realidade dos cursos de Ciências Agrárias.

A partir de 1º de outubro de 1993, a UAP/CCR, através de um processo de reestruturação, desvinculou-se do Setor de Audiovisuais, passando a dedicar-se exclusivamente ao aspecto Pedagógico que é a essência do seu trabalho.

A UAP promove eventos diversos como: cursos, encontros, reuniões, assessorias aos professores quanto à ação docente e à formação complementar dos estudantes e na capacitação profissional de técnico administrativos.

Trabalhamos em quatro focos principais:

Assessoria à Direção do Centro: auxiliar a direção nas questões formativas, colaborando com propostas direcionadas aos docentes, discentes e aos técnicos administrativos.

Coordenadores de Curso de Graduação: auxiliar os coordenadores na discussão, encaminhamento e busca de soluções para os problemas dos cursos, elaborando propostas conjuntas e/ou em separadamente para a melhoria da formação dos cursos.

Na Formação Docente: proporcionar um programa de formação docente para professores iniciantes e também para os demais. Para a efetivação do trabalho, promovemos diversos cursos, encontros, reuniões, entre outras atividades.

Na Formação Discente: realizar encontros formativos nos quais se procura auxiliar os alunos a elaborarem seus projetos de formação, incentivando-os a se comprometerem com o seu desenvolvimento profissional e pessoal. Promover eventos diversos, nos quais os estudantes poderão encontrar uma formação complementar, além do currículo formal.

Equipe

Diretora da UAP:

  • Pedagoga Dra. Venice Teresinha Grings

Técnicas em Assuntos Educacionais:

  • Ma. Claudia Angelita Antunes Silveira
  • Ma. Janer Cristina Machado

Acadêmicas:

  • Mariana Alves Menna Barreto – Curso de Engenharia Florestal
  • Aline Eduarda Amorim Ertel – Curso Tecnologia em Alimentos
  • Renata Antunes Brum – Curso Zootecnia
Atividades Desenvolvidas pela UAP

 A Unidade de Apoio Pedagógico, em conjunto com a direção do Centro, atua em :

  • Avaliação Institucional do Centro;
  • Colegiado de cursos;
  • Comissão Permanente de Qualidade da Medicina Veterinária – CPQMVet;
  • Integração dos alunos do CCR aos cursos de graduação;
  • Promoção de eventos para a comunidade acadêmica interna e externa;
  • Recepção dos novos servidores no quadro funcional do CCR;
  • Recepção dos calouros no CCR;
  • Semana da Calourada.
Projetos
Cadernos

Objetivo Geral

Produzir material didático com consistência científica para auxiliar professores e acadêmicos dos cursos das áreas das Ciências Rurais, bem como apoiar professores do ensino médio de colégios agrícolas e politécnicos nos seus estudos e pesquisas bibliográficas, constituindo fonte bibliográfica complementar.

Os cadernos Coleção Ciências Rurais devem ser impressos com o código ISSN: 1984-6118.

Quais são as vantagens de ter um ISSN?

Os editores não são legalmente obrigados a ter um ISSN, mas há muitas vantagens em dispor desse código para suas publicações seriadas:
– Como o sistema do ISSN é internacional e cada ISSN é único, um ISSN pode identificar uma publicação seriada independentemente de seu idioma ou país de origem, fazendo a distinção entre publicações seriadas com o mesmo nome ou títulos semelhantes;
– O ISSN é usado onde a informação sobre publicações seriadas necessita ser registrada e comunicada com precisão (ordens de compra, pesquisas em base de dados, etc.);
– O ISSN proporciona um método eficiente e econômico de comunicação entre editores, fornecedores e compradores de publicações seriadas.
– Propicia, também, um ponto de acesso útil aos catálogos de editores, diretórios comerciais, inventários automatizados, bibliografias, etc;
– O ISSN é amplamente usado em bases de dados automatizadas na organização, recuperação e transmissão de dados sobre publicações
seriadas;
– O ISSN é amplamente usado por bibliotecas para identificar, ordenar e processar títulos de publicações seriadas;
– Publicações que têm ISSN fazem parte dos registros de publicações seriadas mantido pelo Centro Internacional do ISSN, em Paris.

Para acessar os Cadernos Didáticos clique aqui.

Informes

A Direção do CCR por intermédio da UAP publicará, de acordo com a demanda e a disponibilidade de recursos, os Informes Técnicos de Extensão do CCR.

O Informe Técnico visa difundir a tecnologia gerada pela pesquisa no CCR, contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região e estimular ações integradas de pesquisa e de extensão.

Constituem o público-alvo:

  • Técnicos dos Escritórios Municipais e Regional da EMATER;
  • Técnicos das Secretarias Municipais de Agropecuária da Região;
  • Técnicos dos Escritórios de Assistência Técnica Privada, Cooperativas, Empresas Produtoras e Comercializadoras de Insumos Agrícolas e de Produtores da Região.
Formação Docente

A formação dos professores atuantes em cursos de graduação geralmente não contempla os saberes mais amplos necessários à docência, os quais auxiliam na preparação desses profissionais para realizarem melhor suas funções docentes. 

O processo ensino-aprendizagem demanda implicações complexas, que exigem uma compreensão mais ampla, assim como referenciais teóricos com os quais os professores possam fundamentar suas ações. 

A necessidade dessa formação complementar e o interesse diversas vezes manifestado por parte dos professores em participar de cursos que contemplem sua prática profissional, levou a UAP a idealizar e promover o curso Formação e Desenvolvimento Pessoal e Profissional Docente

Entendemos que tal trabalho é relevante por atender às demandas do mundo do trabalho contemporâneo, cuja tendência, num processo globalizado, exige que, permanentemente, estejamos revendo e buscando opções. Essas devem contribuir para que o profissional docente possa enfrentar os desafios que se colocam em um contexto de significativas mudanças, indicando a necessidade de maior reflexividade e comprometimento com uma educação emancipatória.

Contato
Local: Prédio 42 - Sala 3129A
Telefone: (55) 3220-8403
uapccr@gmail.com
Fanpage no Facebook
Perfil no Instagram
Horário de expediente externo: das 8h às 12h e das 13h às 17h