Ir para o conteúdo CCS Ir para o menu CCS Ir para a busca no site CCS Ir para o rodapé CCS

Professor das Análises Clínicas e Toxicológicas é destaque em jornal mineiro

O professor doutor André Valle de Bairros, lotado no departamento de Análises Clínicas e Toxicológicas, foi destaque no jornal O Tempo, de Minas Gerais.
   A entrevista concedida por André foi publicada como matéria de capa da edição dominical do jornal. O professor tratou sobre o tema ‘Drogas de Estupro’, sendo questionado sobre as drogas que são utilizadas, o mecanismo de ação e as dificuldades em realizar uma análise toxicológica para resolução deste tipo de crime.
   André Bairros foi creditado como médico, mas possui formação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Mestado em Bioquímica Toxicológica (UFSM) e doutorado em Toxicologia pela Universidade de São Paulo (USP) com a tese baseada em drogas facilitadoras de crime.
   O professor aponta outro erro de publicação pelo jornal.
   Em um momento da entrevista foi publicado que “O Rivotril é muito consumido no país. Ele pode ser comprado mediante apresentação da receita. Quando a vítima é dopada com ele, fica difícil comprovar, pois não é detectado na urina”. Na verdade, André Bairros destaca que a comprovação da administração de Rivotril realmente é difícil, pois sua baixa dosagem para sedar uma pessoa acaba levando a uma baixa eliminação deste agente e de seus metabólitos na urina, ou seja existe a possibilidade de detecção urinária.

Clique no link abaixo e confira a notícia na íntegra: