Ir para o conteúdo CCS Ir para o menu CCS Ir para a busca no site CCS Ir para o rodapé CCS

Reanima!, Programa de Extensão do CCS, vai representar a UFSM no 34º Seurs

O programa de extensão Reanima!, do Departamento de Saúde da Comunidade do CCS, foi selecionado para representar a UFSM com um minicurso sobre reanimação cardiopulmonar para leigos no 34ª Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (Seurs), no Instituto Federal Catarinense, em Camboriú (SC). O minicurso concorreu em chamada pública da Pró-Reitoria de Extensão (PRE) da UFSM, que oferecia apenas uma vaga para minicurso.

O Seurs é o principal evento de extensão universitária do sul do país. Promove o intercâmbio entre as instituições de ensino superior, estimula discussões e trocas de experiências sobre as ações de extensão que estreitam as relações entre as universidades e a comunidade externa.

É um grande reconhecimento para o Reanima! poder participar novamente desse evento, pois já havia participado da 32ª edição do Seurs, que ocorreu em Curitiba (PR), em 2014. Na ocasião, realizou capacitação na Escola Xavier da Silva, com a presença de 54 alunos de Ensino Médio.

O objetivo do Reanima!  é capacitar leigos a executar reanimação cardiopulmonar na comunidade e, idealmente, diminuir o número de óbitos e sequelas decorrentes da espera pelo atendimento especializado no ambiente pré-hospitalar. O programa realiza capacitações teórico-práticas, de acordo com o Protocolo de Suporte Básico de Vida da American Heart Association (AHA), em sete escolas de ensino médio de Santa Maria e atende a outros grupos que solicitarem.

Notícia extraída do site da UFSM.