Ir para o conteúdo CCS Ir para o menu CCS Ir para a busca no site CCS Ir para o rodapé CCS
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Roda de Conversas da Saúde ocorre na JAI 2016



Uma ação integrante da JAI 2016 ocorreu neste 18 de outubro. Trata-se da Roda de Conversas da Saúde do 9° Fórum Extensão Conta, que aconteceu na sala 4428 – prédio 74 C.

 

A atividade foi coordenada pelos professores Estela Maris Jurach (presidente da Comissão de Extensão), Elenir Fedossi (Coordenadora da Residência Multiprofissional) e Ascisio dos Reis Pereira (Pró-reitor Adjunto de Extensão).

 

A roda teve participação de 43 pessoas (8 – enfermagem; 2 – farmácia; 3 – fisioterapia; 4 – fonoaudiologia; 5 – medicina; 3 – morfologia; 12 – odontologia; 3 – cursos de pós-graduação; 1 – TAE; e 2 – externos ao CCS) que apresentaram sua visão sobre a extensão na UFSM, bem como suas ações de extensão, seja projeto ou programa.

 

Destas discussões surgiram algumas demandas como: necessidade de discussões/capacitações sobre indicadores de avaliação das ações, necessidade de divulgação entre os pares, limites entre extensão e assistência, espaço físico e orçamento, dentre outras questões.

 

O Pró-Reitor Ascisio Pereira enfatizou que 21% das ações de extensão da UFSM são do CCS. 168 ações de extensão em andamento em 2016, conforme apresentado pela profª Estela Maris:

 

DEPARTAMENTO

Nº DE AÇÕES

Análises Clínicas

10

Cirurgia

2

Clínica Médica

13

Enfermagem

27

Estomatologia

17

Farmácia Industrial

8

Fisiologia e Farmacologia

1

Fisioterapia e Reabilitação

21

Fonoaudiologia

10

Ginecologia

1

Microbiologia e Parasitologia

11

Morfologia

7

Neuropsiquiatria

3

Odontologia Restauradora

8

Patologia

6

Pediatria

1

Saúde da Comunidade

12

Terapia Ocupacional

8

Fonte: Relatório SIE – emitido em outubro de 2016.

 

A Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014, aprova o Plano Nacional de Educação (PNE), trazendo como uma de suas estratégias “assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social”, esta curricularização deve acontecer até 2020, visando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

 

Clique aqui e confira as fotos na fanpage do CCS no Facebook

 

Mais informações: 3220-8571

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-371-256

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes