Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano
Início do conteúdo

Roda de Conversas da Saúde ocorre na JAI 2016

Uma ação integrante da JAI 2016 ocorreu neste 18 de outubro. Trata-se da Roda de Conversas da Saúde do 9° Fórum Extensão Conta, que aconteceu na sala 4428 – prédio 74 C.

 

A atividade foi coordenada pelos professores Estela Maris Jurach (presidente da Comissão de Extensão), Elenir Fedossi (Coordenadora da Residência Multiprofissional) e Ascisio dos Reis Pereira (Pró-reitor Adjunto de Extensão).

 

A roda teve participação de 43 pessoas (8 – enfermagem; 2 – farmácia; 3 – fisioterapia; 4 – fonoaudiologia; 5 – medicina; 3 – morfologia; 12 – odontologia; 3 – cursos de pós-graduação; 1 – TAE; e 2 – externos ao CCS) que apresentaram sua visão sobre a extensão na UFSM, bem como suas ações de extensão, seja projeto ou programa.

 

Destas discussões surgiram algumas demandas como: necessidade de discussões/capacitações sobre indicadores de avaliação das ações, necessidade de divulgação entre os pares, limites entre extensão e assistência, espaço físico e orçamento, dentre outras questões.

 

O Pró-Reitor Ascisio Pereira enfatizou que 21% das ações de extensão da UFSM são do CCS. 168 ações de extensão em andamento em 2016, conforme apresentado pela profª Estela Maris:

 

DEPARTAMENTO

Nº DE AÇÕES

Análises Clínicas

10

Cirurgia

2

Clínica Médica

13

Enfermagem

27

Estomatologia

17

Farmácia Industrial

8

Fisiologia e Farmacologia

1

Fisioterapia e Reabilitação

21

Fonoaudiologia

10

Ginecologia

1

Microbiologia e Parasitologia

11

Morfologia

7

Neuropsiquiatria

3

Odontologia Restauradora

8

Patologia

6

Pediatria

1

Saúde da Comunidade

12

Terapia Ocupacional

8

Fonte: Relatório SIE – emitido em outubro de 2016.

 

A Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014, aprova o Plano Nacional de Educação (PNE), trazendo como uma de suas estratégias “assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social”, esta curricularização deve acontecer até 2020, visando a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

 

Clique aqui e confira as fotos na fanpage do CCS no Facebook

 

Mais informações: 3220-8571