Ir para o conteúdo CCS Ir para o menu CCS Ir para a busca no site CCS Ir para o rodapé CCS

Fisioterapia recebe nota máxima do INEP/MEC

0001 021

O Curso de Fisioterapia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Maria recebeu nota 5 no Conceito de Curso (CC) do INEP/MEC, avaliação máxima concedida a cursos de graduação.
  O diretor do CCS, professor José Edson Paz da Silva, parabenizou o empenho e dedicação de todos da Fisioterapia do CCS – UFSM por esta distinção que é motivo de orgulho de todos que tornam o Centro de Ciências da Saúde cada vez mais um centro de excelência em formação.

É importante destacar que os cursos são avaliados em três conceitos atribuídos pelo MEC: Conceito de Curso (CC), Conceito ENADE e CPC (Conceito Preliminar de Curso).

A Fisioterapia foi avaliada no Conceito de Curso (CC), que se refere ao Relatório de Comissão de AvaliaçãoINEP/MEC, que ocorre por um dos seguintes processos: autorização, reconhecimento de curso ou renovação de reconhecimento, que foi o caso do curso de Fisioterapia, que já é reconhecido e agora recebeu o conceito 5 da Comissão de Avaliação que esteve na UFSM entre os dias 26 e 29 de março de 2017. O conceito anterior, segundo Marcia Lorentz, da equipe de Avaliação e Regulação da UFSM, tinha sido 4 referente a uma visita que ocorreu em 2004.

Talvez o conceito mais conhecido seja o ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). O ENADE avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é obrigatório e a situação de regularidade do estudante no Exame deve constar em seu histórico escolar.
  Atualmente o curso de Fisioterapia possui conceito 5, nota que se refere a aplicação em 2013. O curso realizou ENADE em 2016, entretanto o resultado será divulgado provavelmente no final de 2017 ou início de 2018.

Outra avaliação que os cursos passam se chama Conceito Preliminar de Curso (CPC)
  O CPC é um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação. Seu cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade, com base na avaliação de desempenho de estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em insumos referentes às condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.
  A última aplicação na Fisioterapia foi em 2013, quando o curso ficou com o Conceito 4. Um novo CPC que será divulgado provavelmente no final de 2017 ou início de 2018, após a publicação da nota do ENADE.

Para saber mais sobre avaliações de cursos acesse a página Avaliação UFSM.

Alexandre Maccari
Coordenador do NDI/CCS