Ir para o conteúdo CCS Ir para o menu CCS Ir para a busca no site CCS Ir para o rodapé CCS

UFSM implanta Serviço de Emergência Universitária no campus

Desde o início de maio, a UFSM conta com uma nova estrutura de atendimento em saúde no campus: o Serviço de Emergência Universitária (SEU). Com a aquisição de uma ambulância e a contratação de uma equipe capacitada para atuar em casos de urgência e emergência, a Universidade dispõe, pela primeira vez, de uma estrutura própria para atender a comunidade acadêmica.

De acordo com o médico Alan de Lima Donadel, que atua no SEU, o modo de funcionamento é muito semelhante ao do SAMU. Segundo ele, o serviço está habilitado para realizar atendimentos de urgência e emergência, como suspeita de infarto, AVC, intoxicações ou envenenamentos, queimaduras graves, choques elétricos, crises convulsivas, desmaios, acidentes de carro e quedas.

O serviço está disponível para atender chamados dentro do campus sede da UFSM, podendo ser acionado por qualquer pessoa que esteja circulando pelo local. O SEU funciona durante 12 horas diárias, de segunda a sexta-feira, com duas equipes divididas em turnos de seis horas, das 7h às 13h e das 13h até as 19h. Cada equipe é formada por um médico, um enfermeiro e um técnico de enfermagem.

Os profissionais estão localizados em uma base administrativa, de onde recebem os chamados. A partir disso, a ambulância se dirige até a ocorrência para realizar o atendimento. Se o caso apresentar um quadro de gravidade avançado o paciente deve ser encaminhado até a Unidade de Saúde adequada.

“O SEU vem atender uma demanda histórica e fundamental da nossa comunidade acadêmica. Ao estruturar um serviço de atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência qualificado, a UFSM contribui para a garantia do bem-estar dos nossos estudantes, TAEs e docentes”, avalia o reitor, professor Paulo Afonso Burmann. Planejada desde 2014, a aquisição da ambulância, por meio de processo de licitação, foi efetivada em agosto de 2016, no valor de R$ 168.900,00, e entregue à Universidade no início deste ano.

O Serviço de Emergência Universitária pode ser acionado pelo telefone (55) 99197-4769, inclusive por meio de chamadas a cobrar.

Notícia produzida pela Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor.