Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano
Início do conteúdo

Projeto de Extensão de Descarte de Medicamentos inicia ações com a comunidade

Foto Deise Fachin 1  Foto Edi Francieli arquivo pessoal 1
Foto Deisi Fachin – Arquivo Pessoal                                                                                Foto: Edi Francieli – Arquivo Pessoal 

 

Na manhã da última terça-feira (12/09), alunos e professores do projeto de extensão “Conscientização da população e recolhimento de medicamentos em desuso nas unidades de Saúde da Região Leste de Santa Maria”, iniciaram as ações com a comunidade da região leste da Santa Maria. A largada das ações começou pela UBS Wilson Paulo Noal, no Bairro Camobi. No decorrer da semana, as demais Unidades de Saúde da região (Walter Aita, São José, Maringá, São Francisco, Pains e Arroio do Só) serão contempladas.

O projeto visa a promover a conscientização da população sobre o descarte de medicamentos, bem como viabilizar o mesmo por meio da inserção de postos de coleta nas Unidades de Saúde de Santa Maria, tornando-se pontos de coleta de medicamentos vencidos ou em desuso.

Acredita-se que a conscientização da comunidade sobre o descarte adequado de medicamentos e o recolhimento dos medicamentos em vencidos ou em desuso é um importante passo para a preservação da saúde pública e redução dos impactos ambientais, pois grande parte da população ainda descarta inadequadamente este tipo de resíduo.

Durante um ano, os pesquisadores farão o monitoramento dos medicamentos descartados, visando planejar ações futuras.

O projeto é coordenado pela Profª. Valéria Maria Limberger Bayer, do Departamento de Saúde Coletiva (DSC). A equipe é composta ainda pelas professoras Edi Franciele Ries (DSC), Liziane Maahs Flores (DSC) e Verginia Possatti Rocha (DSC), pelos bolsistas Carlos Eduardo Brener (Farmácia), Emanuelly Rossi (Medicina) e Victória Venturini (Medicina) e pela coordenadora da Assistência Farmacêutica do município Farmacêutica Salete Zago de Barros.

(Texto: Carlos Eduardo Brener)