Ir para o conteúdo CCS Ir para o menu CCS Ir para a busca no site CCS Ir para o rodapé CCS

Departamento de Saúde Coletiva do CCS/UFSM realizou aula pública sobre a Política de Atenção Básica (PNAB)

IMG 20170929 WA0005 1

O Departamento de Saúde Coletiva realizou dia 29 de setembro, sexta-feira, uma aula pública sobre a Política de Atenção Básica (PNAB). Além dos alunos do quarto semestre do curso de medicina da UFSM, mais 32 pessoas compareceram a atividade organizada pelos professores da disciplina de Saúde Coletiva II.

O painel contou com uma apresentação do texto da PNAB e a repercussão das mudanças no Conselho Nacional de Saúde. Sueli Gói Barrios, Conselheira Nacional de Saúde, foi a convidada. Participaram da aula, mais de 90 pessoas: 60 alunos da SCII, 4 professores de outras IES, 6 acadêmicos de outros cursos de graduação da UFSM, 7 trabalhadores ou gestores de serviços e Secretarias Municipais de Saúde, 01 conselheiro de saúde, 3 trabalhadores da 4a. CRS, 7 alunos de mestrados e residências da UFSM, 6 acadêmicos de outras IES, além dos professores da disciplina e de outros cursos da saúde do CCS.

A publicação da nova PNAB ocorre em um momento delicado e sua análise não pode ser dissociada  da aprovação da PEC 55 (que impede ampliação de investimentos), dos cortes nos orçamentos de outras políticas públicas e na ampliação dos processos de terceirização e privatização. Paradoxalmente, amplia a autonomia dos municípios, flexibilizando a proposta de Equipes de Saúde da Família, modelo de atenção que vinha sendo induzido com recursos da União desde 1996.

Os organizadores destacam que o Departamento de Saúde Coletiva deseja seguir criando condições para que processos de formação possam acontecer  no encontro entre as necessidades dos serviços e os conteúdos dos programas das disciplinas do campo da saúde coletiva dos curriculos dos cursos da saúde.