Ir para o conteúdo CCS Ir para o menu CCS Ir para a busca no site CCS Ir para o rodapé CCS
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Laboratório da Microbiologia e Parasitologia recebe credenciamento para diagnóstico de brucelose animal



O Laboratório de Microbiologia Veterinária (Microvet) da UFSM teve dia 22 de dezembro de 2017 a partir da Portaria nº 147, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Secretaria de Defesa Agropecuária, o credeciamento para realizar ensaios em amostras oriundas dos programas e controles oficiais em sanidade animal com escopos em teste de triagem (Antígeno Acidificado Tamponado, Teste do Anel em Leite) e confirmatório (teste do 2mercaptoethanol/Prova Lenta em Tubo) para obtenção do diagnóstico da brucelose animal, pertencente ao Programa Nacional de Controle e Erradicação da Brucelose e Tuberculose Animal (PNCEBT) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A portaria de credenciamento foi publicada no Diário Oficial da União em 26 de dezembro (edição 246, seção 1, página 6).

No Brasil existem somente 13 laboratórios credenciados e dois estão situados no Rio Grande do Sul. Trata-se de um grande avanço em sanidade animal no RS, já que o Microvet poderá atender produtores rurais que fornecem matéria-prima para as indústrias de leite e de carne.

O objetivo do projeto de extensão de diagnóstico de brucelose animal desenvolvido pelo Microvet é o atendimento dos produtores rurais que necessitam certificar rebanhos livres de brucelose animal da cadeia leiteira e de corte do Rio Grande do Sul. Estão envolvidos neste projeto também um técnico em Química da UFSM e alunos de graduação dos cursos de Medicina Veterinária e de Engenharia de Produção. A coordenação financeira e administrativa do projeto é da Fundação de Apoio à Tecnologia e Ciência (Fatec).

Situado no Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Centro de Ciências da Saúde (CCS), o Microvet é coordenado pelo professor Geder Paulo Herrmann. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-371-468

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes