Departamento de Fisiologia e Farmacologia

O Departamento de Fisiologia ministra disciplinas de Fisiologia e Farmacologia Humana e Animal para cursos de vários centros da Universidade, além do Centro de Ciências da Saúde. Dentre eles estão o Centro de Ciências Naturais e Exatas (CCNE), o Centro de Ciências Rurais CCR) e o Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH). Esse Departamento procura incentivar os alunos de graduação e pós-graduação a realizar pesquisas nas áreas das disciplinas que ministra.
O Programa de pós-graduação em Farmacologia está ligado a este departamento, o qual também colabora com cursos de pós-graduação do CCNE e CCR. Também possui vários projetos em conjunto com pesquisadores de várias universidades do Brasil e do exterior, e ainda desenvolve atividades de extensão da área frente à comunidade de Santa Maria e região
O Depto. conta com vários laboratórios de apoio ao ensino e a pesquisa, como o Laboratório de Fisiologia de Peixes, Fisiologia Experimental, Fisiologia Endócrina, Psicofarmacologia e Neurotoxidade, Neurofarmacologia e Comportamento,Espécies Ativas de Oxigênio e Nitrogênio, Dor e Analgesia, Farmacologia Veterinária, além de contar com um Biotério e um Ratário de Experimentação Animal. Dispôem ainda de um Laboratório de Informática, três Laboratórios de Audiovisuais equipados com Datashow, Vídeo e DVD. Também, tem sede no departamento o Laboratório de Prevendroga com atividades em extensão e um Programa de Pós Graduação em Farmacologia, nível de Mestrado. Além disso, na sua área física, tem além de salas de aulas, um Anfiteatro de aproximadamente 200 lugares, e dois Anfiteatros de aproximadamente 100 lugares cada um.

CHEFIA DO DEPARTAMENTO

William Schoenau

SECRETARIA

Francisco José Quatrin