Ir para o conteúdo CCS Ir para o menu CCS Ir para a busca no site CCS Ir para o rodapé CCS
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo
Início do conteúdo

II Seminário Internacional Bioética e Saúde Pública & II Simpósio Internacional de Ética na Pesquisa

Técnico-Científicos Publicado: 4 junho 2014 - 17:33 Última modificação: 18 setembro 2020 - 10:26 Ouvir

Hotel Itaimbé - Santa Maria

04/06/2014 10:00 - 07/06/2014 21:30

Descrição

Prezados colegas e comunidade ligada à área de saúde!

Entre os dias 04 e 07 de junho de 2014 realizaremos o II Seminário Internacional de Bioética e Saúde Pública: desafios e perspectivas e o II Simpósio Internacional de Ética na Pesquisa, no Hotel Itaimbé, em Santa Maria- RS. Este evento contará com convidados de renome nacional e internacional na área.

Os objetivos deste evento se concentram em propiciar aos profissionais da saúde e à comunidade acadêmica um espaço de reflexão interdisciplinar sobre os desafios e perspectivas da bioética e da ética em pesquisa. Tal fato oportunizará discussões que focam em problemas éticos que o avanço das tecnologias em saúde fez emergir. Almeja, também, estimular, o diálogo entre as diferentes áreas da saúde em conteúdos comuns, vislumbrando criar um espaço de deliberação entre diferentes saberes e, de tal modo, contribuir para a construção de uma ponte que permita dialogar.

Contamos com a sua participação!

A Comissão Organizadora


Comissão Organizadora
  • Prof. Dr. Alberto Manuel Quintana
  • Prof. Dr. Alvaro Garcia Rossi
  • Profa. Dra. Carmem Lúcia Colomé Beck
  • Profa. Dra. Elisabeta Albertina Nietsche
  • Profa. Dra. Maria Teresa Campos Velho
  • Prof. Dr. Thiago Ardenghui

Comissão Científica
  • Profa. Dra. Ana Cristina Garcia Dias, UFSM
  • Profa. Dra. Ana Fátima Viero Badaró, UFSM
  • Profa. Dra. Angela Regina Maciel Weinmann, UFSM
  • Profa. Dra. Camila Peixoto Farias, UFSM
  • Profa. Dra Caroline Rubin Rossato, UFSM
  • Profa. Dra. Carmem Lúcia Colomé Beck, UFSM
  • Profa. Dra. Claudia Maria Perrone, UFSM
  • Profa. Dra. Dirce Bellezi Guilhem, UnB
  • Profa. Dra. Dorian Mônica Arpini, UFSM
  • Profa. Dra. Graziele de Lima Dalmolin, UFSM
  • Profa. Dra. Jussara de Azambuja Loch, PUC-RS
  • Profa. Dra. Letícia de Campos Velho Martel, PUC/RJ
  • Prof. Dr. Luiz Felipe Valandro, UFSM
  • Profa. Dra. Marisa Palacios da Cunha e Melo de Almeida Rego, UFRJ
  • Profa. Dra. Melissa Orlandin Premaor, UFSM
  • Profa. Dra. Nara Marilene Oliveira Girardon-Perlini, UFSM
  •  Profa. Dra. Samara Silva dos Santos, UFSM)
  • Prof. Dr. Sergio Tavares de Almeida Rego, ENSP-RJ
  • Prof. Dr. Thiago Ardenghi, UFSM

Destaque para os trabalhos premiados do Seminário:

ÉTICA EM PESQUISAS: POPULAÇÕES VULNERÁVEIS E SUAS IMPLICAÇÕES de autoria de Andressa Sauzem Mayer, Ana Cristina Garcia Dias, Katia Simone da Silva Silveira e Samara Silva dos Santos

CONFLITO DE INTERESSES EM SAÚDE: O DEBATE SOBRE OS IMPASSES ÉTICOS ESTABELECIDOS ENTRE O CONHECIMENTO CIENTÍFICO E A SOCIEDADE de autoria de Márcia de Cássia Cassimiro

COMO DEFINIR O ‘BEM DO PACIENTE’? UMA DISCUSSÃO SOBRE O CONCEITO DE BEM-ESTAR A PARTIR DO INTERESSE SUBJETIVO OBJETIVADO E DO CUIDADO RACIONAL de autoria de Daiane Martins Rocha

A FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO ENFERMEIRO E O EXERCÍCIO DA ADVOCACIA DO PACIENTE de autoria de Julie Mirapalheta dos Santos, Edison Luiz Devos Barlem, Nerizane Cerutti Fornari,   Amanda Guimarães Ferreira, Adriana Bessler Konig Anderson, Bruna Ruoso da Silva


TRABALHOS SELECIONADOS E DIAS DE APRESENTAÇÃO 

Segue abaixo a lista dos trabalhos selecionados para serem apresentados no evento, com dias e horários correspondentes.

Clique no link para acessar o arquivo correspondente.


PÔSTERES (RESUMOS)

Orientação: O número do painel na tabela corresponde ao local onde deve ser fixado o pôster.

Resumos a serem apresentados na modalidade pôster, no dia 5 de Junho, às 15:30.

Resumos a serem apresentados na modalidade pôster, no dia 5 de Junho, às 17:30.

Resumos a serem apresentados na modalidade pôster, no dia 6 de Junho, às 15:30.

Resumos a serem apresentados na modalidade pôster, no dia 6 de Junho, às 17:30.


APRESENTAÇÕES ORAIS (TRABALHOS COMPLETOS)

Trabalhos a serem apresentados na modalidade oral em 05/06 e 06/06 as 17:30hs.


EIXOS TEMÁTICOS
  • Desafios atuais em saúde;
  • Saúde do Trabalhador;
  • Tecnologias em saúde;
  • Pesquisa em saúde;
  • Educação em saúde;
  • Direito e Bioética;
  • Trabalho interdisciplinar;
  • Informações sobre doença e saúde;
  • Psicologia da saúde;
  • Pacientes Terminais (cuidados paliativos, eutanásia, distanásia,…);
  • Aborto;
  • Judicialização da saúde;
  • Reprodução assistida;
  • Outros.

QUANTO ÀS AUTORIAS
  • Cada participante poderá inscrever até três trabalhos como autor principal;
  • Não existe limitação para o número de trabalhos em co-autoria;
  • Cada trabalho deve conter no máximo seis autores, sendo um apresentador.

NORMAS GERAIS PARA INSCRIÇÃO DE TRABALHOS
  • Os trabalhos somente serão aceitos em Português e Espanhol;
  • Os trabalhos devem ser enviados no link específico disponibilizado no final desta página;
  • Os trabalhos enviados como resumos serão apresentados em forma de pôster e os trabalhos completos serão apresentados em forma de apresentação oral;
  • A data para envio de trabalhos será do dia 01 de outubro de 2013 até 30 de abril de 2014;
  • Para submeter trabalhos todos os autores já devem ter a inscrição confirmada;
  • Não será aceita a inclusão ou exclusão de autor após a submissão;
  • Serão aceitos relatos de experiência, relatos de pesquisa e revisões de literatura;
  • Para a apresentação de pesquisas que envolvam seres humanos, é necessário constar no trabalho o número de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa;
  • O parecer dos trabalhos será comunicado através do e-mail registrado na ficha de inscrição do autor principal. Portanto, fique atento ao preencher seu e-mail na ficha de inscrição!
  • A lista completa de trabalhos aprovados e local de apresentação será disponibilizada no site www.ufsm.br/seminariobioetica a partir do dia 26 de maio de 2014;
  • Será emitido apenas um certificado por trabalho apresentado;
  • Não serão emitidos novos certificados no caso de nomes dos autores enviados com erros ortográficos ou incompletos;
  • Os trabalhos aceitos serão publicados nos anais, em versão online.

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE RESUMO

O Resumo deve conter até 500 palavras constando: introdução, objetivo(s), método, resultados e discussão e considerações finais. Redigido em um único parágrafo, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5 cm; alinhamento justificado; título em negrito com alinhamento centralizado e caixa alta. O nome do(s) autor(es), seguido da instituição, abaixo do título com alinhamento à direita. Não deve apresentar tabelas, figuras ou referências. As palavras-chave deverão ser de 3 a 5 e estar de acordo com os Descritores de Saúde. O formato da página deve ser papel A4 com margens 2,5 cm e o documento deve estar em formato “.doc” (word 2003)

MODELO DE RESUMO


NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO COMPLETO
  • Os trabalhos completos deverão conter de 5 a 8 páginas. Estes devem apresentar: resumo com até 150 palavras; 3 a 5 descritores de saúde; introdução, objetivo(s), método, relato e discussão dos resultados ou experiência, considerações finais e referências.
  • Caso haja abreviaturas e siglas, a explicação deve ser apresentada na primeira vez que forem descritas.
  • Normas de formatação:
  • Papel tamanho A4;
  • Formato “.doc” (word 2003);
  • Margem superior, inferior, direita e esquerda: 2,5 cm;
  • Fonte: Times New Roman, tamanho 12;
  • Espaçamento entre linhas: 1,5cm;
  • Alinhamento justificado;
  • Título em negrito com alinhamento centralizado e caixa alta;
  • Nome do(s) autor(es), seguido da instituição, abaixo do título com alinhamento à direita;
  • Resumo com espaçamento simples e sem recuo;
  • Citações e referências conforme as normas da ABNT.

MODELO DE TRABALHO COMPLETO


NORMAS PARA APRESENTAÇÃO

PÔSTER

A dimensão para confecção de pôster é de 120 cm de altura por 90 cm de largura no formato retrato (vertical), com alça de fixação. A fixação e retirada dos mesmos são de responsabilidade dos autores. Durante a exposição do pôster haverá um horário definido para avaliação. O apresentador deverá ficar à disposição, no horário definido, para o avaliador realizar questionamentos, caso necessário.

COMUNICAÇÕES ORAIS

O apresentador terá o tempo de 10 minutos para falar, de forma que terá mais 5 minutos para perguntas e debates, sendo o total de 15 minutos por trabalho; as apresentações serão agrupadas por temática e haverá um coordenador para cada sessão oral.


Restaurantes em Santa Maria

Restaurantes no Centro de Santa Maria:

  • Choperia Alemanha – Endereço: Rua Dr. Bozano, 1333 – Calçadão Salvador Isaia. Telefone: 3225-2211.
  • Restaurante Comercial – Endereço: Rua Roque Calage, 50, Centro. Telefone: (55) 3225-1952.
  • Restaurante Muralha da China – Culinária Chinesa. Rua Floriano Peixoto, 904, Centro. Telefone (55) 3027-4559.
  • Center Grill – Endereço: Elegância Center Shopping – Rua Dr. Bozano, 1167, Centro. Telefone: (55) 3028-5440.
  • Restaurante Augusto – Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto 1354, Centro. Telefone: (55) 32220212.
  • Babette Restaurante, Café e Bistrô – Endereço: Avenida Presidente Vargas, 2081, Centro. Telefone: (55) 3222 1716.
  • Restaurante Cantina Di Torriani – Endereço: Rua Venâncio Aires 2067, Passo D’areia. Telefone: (55) 3223-1722.
  • Restaurante Portela – Endereço: Rua. Dr. Bozano, 458, Bairro Bonfim. Telefone: (55) 3222-6258.
  • Vera Cruz Restaurante e Churrascaria – Endereço: Avenida Medianeira, 1600, Centro. Telefone: (55) 3222-0606.
  • Restaurante e Pizzaria Frei Pança – Endereço: Rua Professor Teixeira, 1404 (Atrás da locomotiva), N. S. de Fátima. Telefone: (55) 3221 2122.
  • Churrascaria Bovinu’s – Rua Venâncio Aires, 1596, Centro. Telefone: 3221-1790
  • River’s Restaurante e Pizzaria -Endereço: Rua Venâncio Aires, 920, Centro. Telefone (55) 3347-2019.
  • Restaurante Frei Pança – Rua Professor Teixeira, 14004, Bairro Fátima – Atrás da Locomotiva da Av. Presidente Vargas. Telefone: (55) 3221-2122.
  • Restaurante The Park – Endereço: Rua Venâncio Aires, 2741, Centro (Junto ao Hotel Itaimbé). Telefone: (55) 3025-5115.
  • Churrascaria Tertúlia – Rua Pinto Bandeira, 22, Bairro Dores. Telefone: (55) 3222-0330
  • Churrascaria Boi Bom – Endereço: Avenida Fernando Ferrari, 1430. Telefone: (55) 3026-3090.

Restaurantes em Camobi (próximos à UFSM):

  • Restaurante Etnias – Endereço: BR 287 (Faixa Nova de Camobi), 8160, Bairro Camobi (Próximo à UFSM). Telefone: (55) 3226-2642.
  • Restaurante Sobrado – Endereço: Rua João Atíllio Zampiere, 60, Bairro Camobi (Próximo à UFSM). Telefone: 3226-6421.
  •  Churrascaria Camobi – Endereço: RS 509 (Faixa Velha de Camobi), 6415, Bairro Camobi. Telefone: (55) 3226-1311.
  • Restaurante Due Fratelli – Endereço: RS 509 (Faixa Velha de Camobi), 5941, Bairro Camobi (Próximo à UFSM). Telefone: (55) 3217-6615.
  • Bella Trento Restaurante e Pizzaria – Endereço: Av. João Luiz Pozzobon, 1599, Km 3. Telefone: (55) 3223-9229.

Restaurantes no Campus da UFSM:

  •  Lancheria Pitadella Café e Bistrô – Atrás do prédio da Reitoria. Funcionamento de segunda à sexta até às 18h. Telefones: (55) 84084898 e 91528727
  • Lancheria e Restaurante Portela – Centro de Educação – CE. Funcionamento de segunda à sexta até 22h e nos sábados até 11h. Telefones: (55) 91211056 (Alex) e 99918982 (Natália).
  • Lancheria e Restaurante da Casa – Prédio 20. Funcionamento de segunda à sexta das 7h às 17 e 30. Telefone: (55) 99914782.
  • Lancheria e Restaurante Etnias – Atrás do Hospital Universitário (HUSM) Telefone: (55) 3223-0395; e no Centro de Ciências Rurais – CCR. Telefone: (55) 96279448 (Renata). Funcionamento de segunda à sexta das 7 e 30 às 18 e 30.
  • Lancheria e Restaurante Meneses – Centro de Tecnologia – CT, prédio 7. Funcionamento de segunda à sexta até às 19h.
  • Spaço Gourmet – República – Centro de Ciências da Saúde – CCS, prédio 26, atrás do HUSM. Funcionamento de segunda à sexta até às 18h. Telefone: (55) 3217-1800.

Observação: Clique no nome do restaurante para ser redirecionado ao seu site (não são todos que possuem site).


Hospedagem

Hotéis em Santa Maria:

OBS: O evento acontecerá no Hotel Itaimbé. Participantes do evento que se hospedarem neste hotel terão 20% de desconto na hospedagem,

Observação: Clique no nome do hotel para ser redirecionado ao seu site.

Programação

HORÁRIOS

QUARTA 04/06/2014

QUINTA 05/06/2014

SEXTA 06/06/2014

SABADO 07/06/2014

MANHÃ

10:00-14:000

Credenciamento

08:00-09:00  Conferência:

O estado da arte da Bioética no Brasil. Dr. Leocir Pessini

09:15-10:15Conferência: Pesquisa em Ciências Sociais na Saúde: Violência Obstétrica. Profa. Natalia Righetti.

10:15-10:45 Coffe Break

11:00-12:00Conferência: Bioética em Urgências e Emergências. Dr. Sergio V. Baldisserotto 

08:00-09:00Conferência: Filosofia e Bioética. Dra. Lydia Feito

09:15-10:15Conferência: Respeito ao meio ambiente e pesquisa com animais. Dr. Miguel A. Sanchez González

10:15-10:45 Coffe Break

11:00-12:00Conferência: Gestação por Substituição. Dra. Letícia C. V. Martel

08:00-09:00 Conferência: Bioética em Situações de Catástrofes Naturais. Dra. Gloria San Miguel

09:15-10:15 Conferência: Aspectos Jurídicos e CEPs. Dra. Letícia C. V. Martel

10:15-10:45 Coffe Break

11:00-12:00  Conferência: Modelo de Deliberação em Bioética. Dr. Juan Pablo Beca

TARDE

14:00-18:00

MINICURSOS

O minicurso 1. Comunicação de notícias em situações de crise começará as 14:40

18:00-19:00

Coffebreak

14:00–15:00Conferência: O processo de comunicação em situações críticas. Dr. José R. Goldim

15:00-15:30 Pôster e Coffe Break

15:30-17:00 Mesa Redonda:  A autonomia na adolescência.  Dra. Lydia Feito, Dra. Jussara de Azambuja Loch

17:30 Comunicações orais e Pôsters

14:00-15:00Conferência: Sofrimento moral Dr. Franco Carnevale

15:00-15:30 Coffe Break

15:30-15:30 Pôster e coffe break

15:30 – 16:30 Mesa Redonda: Cuidados Paliativos. Dra. Maria Henriqueta Luce Kruse, Drnd. Stefanie Griebeler Oliveira

16:30-17:30Educação em Bioética: arte e cinema. Dr. Tomás Moratalla

 17:30 Comunicações orais e Pôsters

14:00-15:00 Conferência: Considerações Éticas na Pesquisa Clínico-Qualitativa Dr. Egberto R. Turato

15:15-16:30. Mesa Redonda: Bioética e interdisciplinaridade. Dr. Juan Pablo Beca, Dra. Lydia Feito, Dr. Miguel A. Sanchez González

16:30 – Premiação e solenidade de encerramento

NOITE

19:00-19:30Mesa de abertura

19:30-20:30 Conferência de Abertura: Ética e Bioética: rumos e desafios. Dr. Miguel A. Sanchez González

20:30-21:15 Sessão Cultural

 21:30 Coquetel

Acesse o conteúdo das palestras dos convidados no link

https://onedrive.live.com/redir?resid=4021991D26E180F%21118


MINICURSOS**

1) Comunicação de notícias em situações de crise, Dr. José Roberto Goldim;

2) Cuidados paliativos, Dr. Sergio de Vasconcellos Baldisserotto;

3) Limitação do Esforço Terapêutico em Pediatria, Dr. Juan Pablo Beca;

4) Temas atuais em ética na pesquisa, Dra. Natália Righetti;

5) Marcos conceituais em Bioética, Dra. Lydia Feito Grande;

6) Final de vida, Dr. Leocir Pessini;

7) Bioética em Pediatria, Dr. Franco Carnevale;

** Todos os minicursos acontecerão simultaneamente, com exceção do Minicurso 1 que iniciará as 14h40min.


TEMAS CENTRAIS
  • O estado da arte da Bioética no Brasil.
  • Filosofia e Bioética.
  • Modelo de Deliberação em Bioética.
  • Implicações éticas na pesquisa com populações vulneráveis.
  • Pesquisa com Animais.
  • Aspectos Jurídicos e CEPs.
  • Bioética em Situações de Catástrofes Naturais.
  • Bioética em Urgências e Emergências.
  • Gestação por substituição.
  • O processo de comunicação em situações críticas.
  • A autonomia na adolescência.
  • A bioética no fim da vida.
  • Cuidados Paliativos.
  • Bioética e interdisciplinaridade.
  • Ética e Bioética: rumos e desafios.
  • Limitação do Esforço Terapêutico em Pediatria.
  • Temas atuais em ética na pesquisa.
  • Marcos conceituais em Bioética.
  • Educação em Bioética: Arte e Cinema.

Convidados

Convidados já confirmados:

  • Dr. Egberto Riberito Turato, Unicamp.
  • Dr. Franco Carnevale, Canadá.
  • Dra. Gloria San Miguel, República de Chile.
  • Dr. José Roberto Goldim, UFRGS.
  • Dr. Juan Pablo Beca, República de Chile.
  • Dra. Jussara de Azambuja Loch, PUC-RS.
  • Dra. Letícia de Campos Velho Martel, PUC-RJ.
  • Dr. Leo Pessini, CUSC.
  • Dra. Lydia Feito Grande, Espanha.
  • Dra. Maria Henriqueta Luce Kruse, UFRGS.
  • Dr. Miguel Angel Sánchez González, Espanha.
  • Dra. Natália Righetti, Argentina.
  • Dr. Sergio de Vasconcellos Baldisserotto, UFSM.
  • Dr. Tomás Domingo Moratalla, Espanha.
Inscrição
Importante!

As inscrições através deste site já estão encerradas, mas você pode fazer a sua inscrição no local, durante o primeiro dia do evento.


Atenção!!

Informamos que ainda há vagas para os seguintes minicursos: Bioética em Pediatria e Limitação do Esforço Terapêutico em Pediatria. As inscrições serão realizadas somente no local do evento.


VALORES DAS INSCRIÇÕES

De 01/10/13 a 31/12/13

De 1/01/14 a 28/02/14

De 1/03/14 a 30/04/14

De 01/05/14 até o dia do evento

Estudantes de Graduação

 

100,00

120,00

140,00

160,00

Profissionais Nível Técnico e Alunos de Pós-Graduação*

 

120,00

140,00

160,00

180,00

Profissionais Nível Superior

 

140,00

160,00

180,00

200,00

Valor do Minicurso **

20,00

 

* Estudantes de Pós-Graduação (Especialização, Residência Médica, Residência Multiprofissional, Mestrado e Doutorado).

** O valor do minicurso independerá da data de inscrição

Para estudantes de graduação e pós-graduação é obrigatório enviar o comprovante de matrícula ou a declaração da universidade escaneados e devidamente identificados por e-mail para  seminariobioetica2014@gmail.com


MINICURSOS
  1. Comunicação de notícias em situações de crise;
  2. Cuidados paliativos;
  3. Limitação do Esforço Terapêutico em Pediatria;
  4. Temas atuais em ética na pesquisa;
  5. Marcos conceituais em Bioética;
  6. Final de vida;
  7. Bioética em Pediatria.

INSTRUÇÕES PARA A INSCRIÇÃO

As inscrições serão feitas EXCLUSIVAMENTE por este site, através do sistema de inscrições on-line e só serão confirmadas após o envio da comprovação do pagamento do boleto bancário para o e-mail  seminariobioetica2014@gmail.com com assunto “comprovante de inscrição”. Estudantes devem enviar o comprovante de matrícula juntamente com a comprovação do pagamento.

Os dados informados para o cadastro serão os mesmos utilizados nas inscrições dos cursos pré-congresso e para o envio de trabalhos científicos.

Confira a tabela de valores, leia as instruç­­­­­­­ões desta página e em seguida clique aqui ou no link que está no final da página.

Observação: Não haverá devolução do valor pago em caso de desistência ou recusa de trabalho.


PRAZOS

Inscrições on-line serão aceitas até o dia 02 de junho de 2014. Após essa data, as inscrições serão efetuadas somente no local do evento.

Contato

Endereço:
Rua Floriano Peixoto, 1750, terceiro andar, sala 309.
Santa MariaRS97105-372Brasil

seminariobioetica2014@gmail.com

Localização

Hotel Itaimbé

Rua Venâncio Aires - 2741 - Centro

Santa Maria - Rio Grande do Sul

Patrocinadores