Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

11 graduações do CCSH estreladas na avaliação do Guia do Estudante



melhores-universidadesA revista Guia do Estudante, publicação da Editora Abril, divulgou os resultados da sua avaliação anual dos cursos de graduação no Brasil. A avaliação consiste em uma pesquisa feita com professores e coordenadores de curso, além de pareceristas (mais de 3.600 especialistas que dão as notas), que resulta em conceitos paras classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas).

Na UFSM 14 graduações obtiveram o conceito máximo. Relativamente ao Centro de Ciências Sociais e Humanas, 11 cursos estarão presentes na publicação GE Profissões Vestibular 2015. Destes, Administração, Arquivologia, Ciências Contábeis e Ciências Sociais obtiveram 5 estrelas. Ciências Econômicas, Direito, História, Psicologia, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas foram classificados com 4 e o curso de Jornalismo com 3 estrelas.

Os professores Marcelo Trevisan e Vânia Costa, coordenadores do curso de Administração, destacam que a conquista das cinco estrelas está ligada ao trabalho conjunto dos docentes, técnico-administrativos e acadêmicos, o que proporciona a organização de eventos reconhecidos como o Fórum Internacional Ecoinovar, a editoração da Revista de Administração da UFSM, além de projetos de pesquisa e de extensão, com foco social, econômico e ambiental em Santa Maria e região.

Além disso, comentam que o a qualificação do corpo docente (23 doutores) é um diferencial para que o curso esteja conectado com as demandas atuais e salientam o comprometimento e empenho dos acadêmicos e técnico-administrativos com o processo ensino-aprendizagem. Tal comprometimento reflete as inúmeras oportunidades de estágios e empregos ofertados pela comunidade empresarial aos acadêmicos do Curso, além dos intercâmbios estabelecidos com instituições do mundo. Somam-se a esses fatos uma estrutura física adequada e a ação conjunta entre a graduação e o Programa de Pós-graduação em Administração, fomentando a iniciação científica e a possibilidade de participação em grupos de pesquisa.

Já a coordenadora do curso de Arquivologia, professora Rosanara Urbanetto, comenta que apesar de pequeno o grupo de professores, alunos e técnico-administrativos, estes são muito comprometidos com o Curso, buscando sempre a atualização, envolvendo-se com projetos de ensino, pesquisa e extensão e representando a UFSM em eventos nacionais e internacionais. O corpo docente é maioritariamente composto por doutores e, além disso, o Curso oferece como diferencial uma série de laboratórios para que os alunos tenham aulas práticas e desenvolvam diferentes projetos.

A coordenadora destaca que, mesmo distante dos grandes centros e das escolas de Arquivologia originárias no Brasil, o Curso sempre buscou e busca firmar convênios de cooperação com diferentes instituições nacionais e internacionais. Por fim, destaca também a presença de um Arquivista trabalhando diretamente com a coordenação, o qual, além de desenvolver as atividades arquivísticas dentro do contexto do Curso, apoia todos os integrantes da comunidade do Curso de Arquivologia.

Relativamente ao curso de Ciências Contábeis, o coordenador, professor Sérgio Madruga, comenta que a profissão contábil desponta como uma das mais promissoras do mundo. Apesar disso, é difícil encontrar profissionais qualificados, o que contribui para alavancar as possibilidades de remuneração, situando a profissão de Contador entre as oito mais bem pagas no Brasil.

Nesse sentido, acrescenta que o Curso de Ciências Contábeis da UFSM possui um corpo docente extremamente dedicado e que busca a permanente atualização de assuntos contábeis, muito dinâmicos no país. Reflexo disso são os recentes resultados da Prova de Suficiência do Conselho Federal de Contabilidade, em que os egressos são aprovados na sua totalidade, bem como o número expressivo de aprovações em cargos públicos altamente remunerados.

Por fim, Madruga destaca que o processo de manutenção e reavaliação constante do Projeto Político-Pedagógico, alicerçado pelo excelente apoio administrativo da Coordenação do Curso, bem como a participação dos alunos em projetos de pesquisa e extensão, em eventos e a aplicação prática dos conhecimentos na empresa júnior do Curso, a Caduceu Jr., são fatores que possibilitam atingir patamares excelentes de ensino.

De acordo com Eduardo Maia, coordenador do curso de Ciências Sociais, a classificação cinco estrelas está relacionada com a qualificação do corpo docente, composto integralmente por doutores e pós-doutores, e com a integração dos alunos nos núcleos e laboratórios de pesquisa. Além disso, destaca a realização de eventos que instigam a curiosidade e a reflexão dos alunos ao colocá-los em contato com diferentes abordagens no campo das Ciências Sociais.

Por fim, Maia salienta a capacidade e empenho do corpo discente que, em boa parte, caracteriza-se por alunos com curiosidade e posicionamento crítico em relação à prática científica, estimulando os professores a buscar, cada vez mais, a qualificação e a otimização dos processos pedagógicos.

No blog Melhores Faculdades (aqui) é possível conferir as faculdades mais conceituadas nas principais profissões, além de notícias de rankings e universidades. Informações mais completas, além de dicas de orientação, serão apresentadas na versão impressa do GE Profissões Vestibular 2015”, que estará nas bancas a partir do dia 10 de outubro.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-17

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes