Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

I Sociais em Foco

O Diretório Acadêmico de Ciências Sociais: Movimento e Construção convida a todos para a realização do primeiro Sociais em Foco, que ocorrerá nos dias 23 e 24 de outubro, a partir das 19hrs, no auditório do CCSH, prédio 74C.

Com o intuito de disponibilizar à comunidade acadêmica e civil um espaço dinâmico e interativo para conversar sobre assuntos vinculados às Ciências Sociais e à atualidade, o evento promovido pelo DACS sugere uma nova estrutura de se pensar e conversar os conteúdos das Ciências Sociais.

Pensando na conjuntura de eleições do ano de 2014, estará em debate uma questão fundamental para entendê-la: A política para os brasileiros, isto é, como o brasileiro pensa a sua participação no sistema democrático representativo nacional? Qual a importância que dá para o envolvimento político? O que entende da política institucionalizada? Tais questões serão debatidas nas três mesas que compõem o evento:

MESA 1: O BRASILEIRO E A DEMOCRACIA
23/10 às 19hrs
A conversa sobre a democracia nacional leva à seguinte questão: como o brasileiro entende sua participação política na contemporaneidade?
Participam:
– Diorge Konrad, professor do departamento de História da UFSM. 
– Reginaldo Teixeira, professor do departamento de Ciências Sociais da UFSM. 
– Eder Vladimir Costa, graduando do curso de Ciências Sociais da UFSM. 

MESA 2: A RELIGIÃO E A POLÍTICA NO BRASIL
24/10 às 19hrs
Como se dá a relação da religião com a política no Brasil? Como a pratica se encontra com a laicidade estatal? Como o brasileiro no geral pensa a importância da fé e da religião na política?
Participam:
– Vitor Biasoli, professor do departamento de História da UFSM. 
– Eduardo Maia, professor do departamento de Ciências Sociais da UFSM. 

MESA 3: A MÍDIA E A POLÍTICA NO BRASIL
24/10 às 21 horas
Como as velhas mídias noticiam a política no Brasil? Como a parcialidade e a tendência ideológica interferem na divulgação de notícias e na opinião pública?
Participam:
– Francis Moraes, professor do departamento de Ciências Sociais da UFSM.
– Ciro de Oliveira, mestrando de Ciências Sociais e formado em comunicação. 

Mais informações na página do evento no Facebook.