Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

2ª SAI – Geração de Valor



Crie valor, não crie um produto. Se houvesse uma forma de resumir a mensagem da 2ª Semana Acadêmica Integrada dos cursos de Administração e Ciências Contábeis seria essa. Foram três dias de palestras e minicursos ministradas por profissionais de alto nível, que abordaram temas como “empreendedorismo”, “sustentabilidade”, “sucesso” e “geração de valor”, discutidos diretamente com os alunos.

Organizado por acadêmicos e professores dos departamentos de Ciências Administrativas e Ciências Contábeis, com o apoio da empresa júnior Objetiva Jr., o evento aconteceu no auditório do Colégio Marista de Santa Maria e no auditório do prédio da Antiga Reitoria, durante os dias 20, 21 e 22 de outubro.

1º DIA – VALOR EMPREENDEDOR

A abertura do evento foi feita pela mesa composta pelo diretor do CCSH, Mauri Löbler, representantes da reitoria, professores e alunos dos dois departamentos. Em seguida, as atividades iniciaram com a palestra intitulada “É hora de mudar – empreender é possível”, com Edemilton Pozza. Edemilton, formado em Gestão Comercial, Teologia e Filosofia, conversou com os alunos de maneira descontraída e informal, mas ao mesmo tempo de forma profissional e direta, mostrando que há diversos caminhos para o empreendedorismo e para o sucesso, além de grandes escritórios, executivos e prédios com vidros espelhados.
Leia a entrevista com Edemilton aqui.

Depois do coffee-break foi a vez de Santos Viana assumir o lugar no palco. Santos, que é gestor executivo contratado para o APL TIC Região Central (CENTROSOFTWARE) pelo Santa Maria Tecnoparque, buscou refletir com o público sobre o nosso papel no mundo. Questões como “O que você está fazendo da vida?” e “Onde queremos chegar?” foram levantadas. Como ele disse: “Empreender não se limita só à empresa. Comecem pequeno pelo que vocês mais gostam. Grandes coisas começam com pequenas ações”.

O primeiro dia da 2ª SAI chegava ao fim ao som de muitos aplausos aos palestrantes e à excelente organização do evento.

2º DIA – VALOR SUSTENTÁVEL

Novo dia, novas palestras, novas ideias.

Na manhã do dia 21 de outubro, no auditório do prédio da Antiga Reitoria, Frank Casado (UFSM) abriu os trabalhos com o minicurso “A busca pelo valor e a arte de pensar fora da caixa”. Falando de forma crítica, incitou os participantes a questionarem pontos “inquestionáveis” e afirmou: “Pensar fora da caixa não tem tanto a ver com negócios apenas, mas com tomar algumas decisões na vida. A geração de valor e significado é fundamental nos dias de hoje e nossos modelos conceituais não se limitam à nossa cidade”. Para fazer o público refletir, Frank relembrou músicas como “Another Brick in the Wall”, do Pink Floyd, questionando “Somos todos iguais?”, “Pensamos da mesma forma?”.
Leia a entrevista com Frank aqui.

Dando sequências às atividades, durante a tarde aconteceram os minicursos “Marketing Ambiental”, com Ricardo Alves (UNIPAMPA) e “Fundamentos da Evidenciação Ambiental”, com Simone Loureiro (CRC/RS). Após o coffee-break, a organização do evento surpreendeu a plateia com a atração surpresa: uma apresentação de dança do grupo de Fernando Serpa, que agradou e colocou todos para dançar. Em seguida, iniciou o Talk Show sobre Sustentabilidade com Luis Felipe Nascimento (UFRGS) e Celso Lemme (UFRJ), mediado por Jaime Stecca (Colégio Politécnico da UFSM), encerrando as atividades do segundo dia de evento.

3º DIA – VALOR HUMANO

O último dia da 2ª SAI teria um fechamento profissional e à altura do evento, de alto nível.

As atividades começaram com o minicurso “Uma estratégia de competência”, com João Ângelo de Oliveira, consultor na empresa Deloitte. Um dos principais pontos discutidos foi o investimento das empresas em pessoas para treiná-las e prepará-las. João afirmou que: “Ninguém é bonzinho. A empresa investe em você porque ela quer que você dê o melhor de si. Não serei bom se eu ficar sentado na cadeira só fazendo o que eu sei.” Para ilustrar suas ideias ele citou Michael Jordan e Oscar Schimmidt, como exemplos de que vale a pena dar o melhor de si.
Leia a entrevista com João aqui.

A palestra foi seguida de um coffee-break e uma homenagem à Objetiva Jr., que completa 20 anos em 2014. Para a homenagem, foram convidados ex-presidentes da empresa, que falaram sobre o impacto das experiências na Objetiva Jr. em suas vidas. Para marcar os 20 anos, os coordenadores do Curso de Administração, Vânia Costa e Marcelo Trevisan, entregaram uma placa à atual presidente da empresa, Jullie Garcia.

Após a homenagem, iniciou a última palestra da 2ª SAI: “Palestra Mágica”, com Jardel Beck. Jardel uniu mágica ao assunto realização profissional e pessoal, proporcionando um verdadeiro show aos presentes. Ele mostrou que o pensamento fora da caixa e a geração de valor estão unidos e sua palestra é prova disso. Com mágicas e falas que fizeram o público refletir, Jardel salientou a importância de fazer diferente, estabelecer metas profissionais e para a vida. Sua palestra foi aplaudida entusiasticamente e em pé pelos participantes.
Leia a entrevista com Jardel aqui.

Em seguida, passou-se ao encerramento do evento com um agradecimento a toda a comissão organizadora, quando o professor Sérgio Madruga, coordenador do Curso de Ciências Contábeis, pronunciou uma das frases que resume os resultados da 2ª SAI: “Quem não veio perdeu!“. Ele estava certo…

Por fim, foram sorteados brindes fornecidos pelos palestrantes e patrocinadores e, para coroar o encerramento, a atração surpresa trouxe o cantor Ricardo Barros. Formado em Administração pela UFSM, Ricardo apresentou músicas da sua banda e interpretou cantores como Renato Russo, Nando Reis e Jason Mraz.

Dessa forma encerrava-se a 2ª Semana Acadêmica Integrada – Administração e Ciências Contábeis UFSM. Evento muito bem organizado e que discutiu de forma profissional e surpreendente a geração de valor empreendedor, sustentável e humano. Depois do sucesso, fica a expectativa a próxima edição do evento.

Eduardo Molinar, bolsista na Assessoria de Comunicação do CCSH e acadêmico do 6º semestre de Jornalismo.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-59

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes