Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

8º Seminário Olhares Diversos e Contemporâneos: Corpo e Emoção

Com o tema “Corpo e Emoção”, o 8º Seminário Olhares Diversos e Contemporâneos acontece pela primeira vez na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), através de uma parceira firmada em 2013 entre o Núcleo de Pesquisas em Antropologia do Corpo e da Saúde (NUPACS), do Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFSM. Desta forma, o evento que acontecia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, começa a ser sediado também na cidade de Santa Maria. Esta parceria reforça o trabalho conjunto que vem sendo desenvolvido pelas duas instituições na construção de um espaço de diálogos e trocas de conhecimento entre professores e pesquisadores que trabalham em diversas áreas das Ciências Sociais, em especial, na Antropologia.

O evento acontece nos dias 12, 13 e 14 de novembro, no Campus da UFSM, com palestras, mesas de debates, sessão de pôsteres, lançamentos de livros e muito mais em sua programação. A Profa. Dra. Fabiola Rohden da UFRGS é a responsável pela palestra de abertura, na quarta-feira (12), com a exposição do trabalho “Popularização da ciência e coprodução do conhecimento: a criação do campo de “autoajuda científica”, marcadores de gênero e subjetividades”. Outro destaque é a presença do Prof. Dr. Diego Zenobi – autor do livro “Familia, política y emociones: las víctimas de Cromañón entre el movimiento y el estado” – da Universidade de Buenos Aires (UBA) com a palestra de encerramento na sexta-feira (14) “Trauma, sufrimiento y movilización en demanda de justicia: El caso de las víctimas de la “masacre de Cromañón”, um estudo de caso sobre as vítimas do acidente da casa noturna Cromañón“, incêndio similar à que ocorreu em Santa Maria com a Boate Kiss.

O 8º Seminário Olhares Diversos e Contemporâneos é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas na abertura do evento. Mais informações no site e na página do evento no Facebook.