Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

Intenções Chapa 1 – Universalidade

CHAPA 1 – Universalidade

Democracia Real, Inclusiva e Plural:
Nossa percepção vai ao encontro da ampla consulta, da representatividade e da participação em todos os segmentos, bem como da inclusão de todos os grupos.

Representatividade e Paridade:
Ampla representatividade, em paridade, dos três segmentos/categorias que constituem nossa comunidade acadêmica em todos os órgãos decisórios e consultivos de nossa universidade.

Inovação e Empreendedorismo com Autonomia e Inclusão:
Promover ações com todos os setores da sociedade, produzindo oportunidades de inovação pautadas por atitudes empreendedoras que gerem campo de trabalho, bem como melhorias com inclusão social e manutenção da autonomia universitária.

Publicidade e Participação:
Manutenção da transparência e publicidade em todos os atos da UFSM com acesso à informação e mecanismos de consulta.

Autonomia Universitária:
Garantia do financiamento público e a autonomia da universidade em todos seus atos.

Universidade Socialmente Referenciada:
Construir ações em colaboração e reconhecimento de todos os setores da sociedade (setor público, sociedade civil organizada, movimentos sociais, setor empresarial).

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e Projeto Pedagógico Institucional (PPI) em Construção Colaborativa:
PDI e PPI devem ser debatidos e construídos por todas as categorias (Estudantes, Técnicos e Professores) com o envolvimento de todas as unidades e cursos de graduação (licenciaturas e bacharelados) que integram a UFSM.

Manutenção e Indissociabilidade do Tripé Ensino/Pesquisa/Extensão:
Garantia de uma extensão como parte do processo continuado de formação e construção social, indissociada de uma pesquisa com foco na produção de conhecimento inovador, bem como de um ensino com ênfase na formação continuada e interdisciplinaridade.

Formação Continuada:
Projetos que incentivem a formação continuada dos servidores públicos (docentes e técnicos) com capacitações e cursos, bem como possibilitem que os mesmos possam auxiliar na formação de profissionais para a educação básica e mercado de trabalho.

Estrutura e Gestão Universitária:
Proporcionar um debate amplo e democrático para a mudança da estrutura e fluxos atuais da universidade, compreendendo a gestão como um todo que envolve estrutura acadêmica, estrutura pedagógica, estrutura administrativa e estrutura orçamentária. A Gestão Universitária deve abranger desde as práticas acadêmicas e pedagógicas, os fluxos e processos administrativos, bem como a distribuição do orçamento da UFSM.

Internacionalização:
Processo amplo de construção de parcerias e convênios ente a UFSM e instituições de todo o globo. Participação nos principais grupos e fóruns de debate mundial acerca de educação superior.

Ingresso, Acessibilidade, Permanência e Diplomação:
Ingresso amplo e comprometido com o sistema de cotas. Programas e ações de acessibilidade que proporcionem a garantia e o debate acerca da diversidade presente e necessária na UFSM. Acessibilidade indissociada das ações afirmativas e atenção pedagógica.

Programa de Egressos e Aposentados:
Programa de egressos com preparação para o mundo do trabalho, retorno à UFSM na Pós-Graduação e atividades de extensão conjuntas com os acadêmicos. Valorização do aposentado.

Sustentabilidade e Gestão Ambiental:
Foco na criação de um Sistema de Gerenciamento Ambiental (SGA) que possa pautar, de forma interdisciplinar e colaborativa) todas as atividades de sustentabilidade da UFSM.

Nominata:

Discentes:
Keitiane Mazocco (Curso de Ciências Contábeis)
Ana Paula da Costa Mayer (Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Públicas)
Caroline Dalcin Ebert (Curso de Ciências Econômicas)
Pablo Silva de Oliveira (Curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda)
Marcelo Elesbão Fontoura (PPG Direito)
Luís Guilherme Nichetti(Curso de Direito)
Arthur Engster Varreira (Curso de História)

TAEs:
Maristela Ribas Smidt (Secretária do Departamento de Direito)
Roni Storti de Barros (Secretário do Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Públicas)