Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa participa de congresso no Rio de Janeiro

O Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP), vinculado ao curso de Relações Internacionais, participou do XIII Congresso Acadêmico de Defesa Nacional (CADN), realizado nas dependências na Escola Naval, no Rio de Janeiro.

O evento aconteceu de 11 a 15 de julho, e a equipe da UFSM, orientada pelo professor Igor Castellano da Silva, apresentou o trabalho “Desenvolvimento do Polo de Defesa de Santa Maria e as Simulações Militares: a inserção do Brasil na Era Digital”. A pesquisa faz parte de um projeto, no âmbito do GECAP, intitulado “Capacidade Estatal na Era Digital: o papel das simulações militares”, também coordenador por Igor. Estavam presentes os acadêmicos Augusto César Dall’Agnol, Gustavo Manduré, Júlia de Mello Feliciano, Lucas Otesbelgue Henes e Rafael Severo da Trindade.

O evento, promovido pelo Ministério da Defesa e escolas de formação de oficinais das Froças Armadas, é realizado anualmente, e tem como objetivo o estímulo a reflexão e a discussão de assuntos relativos à defesa nacional. Palestras, grupos de estudos e debates realizados no evento proporcionam a aproximação e interação entre professores, estudantes e profissionais de instituições civis e militares.

IMG 0981 alterada