Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Caravana Gênero, mídia e sexualidade (Gemis) em Santa Maria



Na última sexta-feira (26) a UFSM recebeu a visita da Caravana Gênero, mídia e sexualidade (Gemis), de Porto Alegre, para realizar a palestra “Mídia, gênero e construção da realidade: a naturalização da violência contra a mulher”, ministrada pelas participantes do coletivo Gemis Pâmela Stocker e Sheisa Bittencourt. Além da palestra, foi realizada também a oficina “Gênero e interseccionalidades: sensibilizando jornalistas no trato com a diferença”, que contou com debates e dinâmicas. O evento foi promovido pelo Diretório Acadêmico de Comunicação Social (DACOM).

O Gemis é um coletivo, formado em 2014, composto por jornalistas, ativistas de movimentos sociais e docentes envolvidos na luta pelo respeito à população LGBTs. Sua criação partiu de uma preocupação crescente com os conteúdos veiculados pela mídia gaúcha e nacional sobre esta parcela da população, que ao invés de refutar preconceitos e estigmas, muitas vezes, produzem novas formas de discriminação.

Na palestra, as meninas trouxeram alguns exemplos de cobertura jornalística e campanhas publicitárias que desrespeitavam as mulheres e a população LGBTs para discutir melhores formas de abordar temas delicados na mídia e, conscientizar os futuros comunicadores para um exercício da profissão mais preocupada com o próximo.

A Caravana Gemis já passou por sete cidades do Rio Grande do Sul, no primeiro semestre e ainda passará por mais cidades até o final deste ano. A proposta do projeto é levar o debate para dentro das Universidades com objetivo de promover reflexão e mudança nos novos comunicadores que estarão em pouco tempo no mercado de trabalho.

DSC 0127 

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-445

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes