Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

Atividades do Projeto Quartas Hegemônicas começam nesta quinta-feira

O Projeto Quartas Hegemônicas: hegemonia, cultura e direitos humanos nas relações de poder contemporâneas, vinculado ao Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Gênero, Políticas Sociais e Movimentos Sociais do curso de Serviço Social da UFSM, também conhecido como “Hegemônicas”, e apoiado pela Comissão Setorial de Avaliação do Centro de Ciências Sociais e Humanas, está inserido no projeto central: Quartas Hegemônicas.

O Projeto visa apresentar referências gramscianas para fundamentar estudos, ações e movimentos, que considerem a hegemonia na sociedade brasileira, especialmente no tocante a questão de gênero e as questões relacionadas às políticas sociais e aos movimentos sociais. Também objetiva promover atividades que propiciem espaços de debate e reflexão, bem como aperfeiçoamento profissional e acadêmico, priorizando a área do Serviço Social.

Nesse sentido, foram organizadas atividades focadas nessas discussões que estão estruturadas em cines-debate e oficinas, totalizando cinco encontros, todos com devida certificação de participação. Cada encontro demanda uma inscrição. As atividades poderão ter textos como leitura facultativa, que serão divulgados previamente.

Confira a programação do evento:

29/09: CINE DEBATE: MULHERES E POLÍTICA
Filme: “Que Bom Te Ver Viva” (1989)
Facilitadoras do debate: integrantes do Núcleo Hegemônicas.

19/10: CINE DEBATE: GÊNERO E NEGRITUDE
Filme: “Filhas do Vento” (2005)
Facilitador do debate: AFRONTA – Coletivo de Negras e Negros Estudantes da UFSM

26/10: OFICINA: CONCEITUANDO GÊNERO
Facilitadora do debate: Laura Fonseca, professora do Curso de Serviço Social/UFSM e coordenadora do Núcleo Hegemônicas

16/11: CINE DEBATE: REPRESENTAÇÃO DE GÊNERO NA MÍDIA
Facilitadora do debate: Milena Freire, professora da Faculdade de Comunicação Social/UFSM

23/11: OFICINA: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER
Facilitadoras do debate: Suleima Bredow e Valeska Berman, professoras do Curso de Serviço Social/UFSM

LOCAIS
Cines: sala 2323, prédio 74-A, campus da UFSM;
Oficinas: auditório da SEDUFSM – Rua André Marques, 665, Centro.

HORÁRIOS
Cines: 14h – 17h
Oficinas: 18h – 21h

Para inscrições e mais informações: gpgppss@gmail.com