Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Programação para o 8M em Santa Maria conta com ações para toda semana



O Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura, Gênero e Saúde (GEPACS) e o Grupo de Estudos e Extensão Universidade das Mulheres (GEEUM@) juntamente com o Fórum de Mulheres de Santa Maria, coletivos e mulheres em geral realizarão diversas ações referentes ao Dia da Mulher, ao longo dessa semana.

A proposta é que neste 8M as mulheres de Santa Maria se unam ao movimento internacional de paralização, luta e crítica. A Greve Internacional de Mulheres, puxada por ativistas de mais de 50 países, que propõe um dia sem mulheres no 8 de março.

A ideia principal é que as mulheres paralisem por um dia suas atividades, não apenas no trabalho formal, mas também dentro de casa, nos trabalhos domésticos, justamente para reivindicar a valorização dessas tarefas e visibilizar o trabalho não reprodutivo e não remunerado.

De acordo com o Manifesto das organizadoras da Greve Internacional de Mulheres (GIM) no 8M as mulheres vão parar “em oposição à misoginia, xenofobia, lesbofobia, bifobia, transfobia e racismo crescentes internacionalmente”.

Além da paralização, a programação do movimento em Santa Maria contará com Mesa Redonda na Sedufsm sobre a Reforma da Previdência e seu impacto na vida das mulheres e uma Roda de Conversa sobre Igualdade de Gênero na Universidade com a participação da historiadora Ana Colling, professora visitante na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Para saber mais sobre como participar acesse: https://goo.gl/8mHW9t

PROGRAMAÇÃO – 01/03 à 10/03:

Quarta-feira, 01/03 – 18h Reunião na Sedufsm para finalizar os encaminhamentos para o dia 08/03.

Quinta-feira, 02/03 – 17h Reunião Aberta dos Coletivos e de Militantes para construir o 8M. Prédio de Apoio da UFSM, Floriano Peixoto, 4ºandar.

Terça-feira, 07/03 – 18h Mesa Redonda na Sedufsm sobre a Reforma da Previdência e seu impacto na vida das mulheres.

QUARTA-FEIRA, 08/03 –

9:30 – Concentração em frente ao CTISM-UFSM e Marcha no campus.

https://www.facebook.com/events/453890591617183/

12h – Roda de Conversa em frente ao RU (Prédio 31 – Térreo União Universitária/UFSM).

16h – Concentração na Praça Saldanha Marinho e Marcha de 8 de Março.

Sexta-feira, 10/03

8:30 – Roda de Conversa – Igualdade de Gênero da Universidade: implicações para o ensino, pesquisa, extensão e gestão. Reitoria – UFSM, sala 218.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-578

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes