Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Alunos do Direito da UFSM participam de competição de Direito Internacional Aplicado em Washington



Alunos do Curso de Direito representarão a UFSM na competição Philip C. Jessup Moot Court Competition (Jessup), que acontece em Washington, D.C, entre os dias 9 e 15 de abril. Os alunos Pedro Sassi Pompeo e Thales Romano Coelho participarão da competição de Direito mais importante e prestigiosa do mundo, tratando de temas contemporâneos envolvendo o Direito Internacional. Ambos fazem parte do The Club of Internacional Law of UFSM, grupo formado em 2012 que tem por objetivo fomentar o estudo de Direito Internacional Aplicado na universidade e levar alunos a competições focadas no assunto.

O Direito Internacional Aplicado é um ramo do Direito que estuda como as cortes lidam com as regras de Direito Internacional. Ainda não é algo comum no Brasil essas moot court competitions, que são simulações de cortes e tribunais em que alunos colocam suas habilidades de advocacia em prática, em um exercício complexo de conhecimento e oratória, em situações em que apenas a retórica não é suficiente. Os participantes farão parte de simulação de uma sessão da Corte Internacional de Justiça, e precisarão defender os dois lados de um mesmo caso fictício.

A UFSM, representada por Pedro e Thales, se consagrou vice-campeã nas rodadas nacionais, que aconteceram entre os dias 3 e 6 de março em Salvador. Na final nacional, que ocorreu no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, perante uma banca de especialistas no ramo, a UFSM enfrentou a Universidade Federal de Minas Gerais e saiu campeã.

Na fase internacional da competição, que segue o mesmo sistema da nacional, porém em um nível mais elevado, os alunos enfrentarão competidores do mundo inteiro, a maioria classificados através de rodadas nacionais. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-586

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes