Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Alunos do Direito da UFSM participam de competição de Direito Internacional Aplicado em Washington

Alunos do Curso de Direito representarão a UFSM na competição Philip C. Jessup Moot Court Competition (Jessup), que acontece em Washington, D.C, entre os dias 9 e 15 de abril. Os alunos Pedro Sassi Pompeo e Thales Romano Coelho participarão da competição de Direito mais importante e prestigiosa do mundo, tratando de temas contemporâneos envolvendo o Direito Internacional. Ambos fazem parte do The Club of Internacional Law of UFSM, grupo formado em 2012 que tem por objetivo fomentar o estudo de Direito Internacional Aplicado na universidade e levar alunos a competições focadas no assunto.

O Direito Internacional Aplicado é um ramo do Direito que estuda como as cortes lidam com as regras de Direito Internacional. Ainda não é algo comum no Brasil essas moot court competitions, que são simulações de cortes e tribunais em que alunos colocam suas habilidades de advocacia em prática, em um exercício complexo de conhecimento e oratória, em situações em que apenas a retórica não é suficiente. Os participantes farão parte de simulação de uma sessão da Corte Internacional de Justiça, e precisarão defender os dois lados de um mesmo caso fictício.

A UFSM, representada por Pedro e Thales, se consagrou vice-campeã nas rodadas nacionais, que aconteceram entre os dias 3 e 6 de março em Salvador. Na final nacional, que ocorreu no Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, perante uma banca de especialistas no ramo, a UFSM enfrentou a Universidade Federal de Minas Gerais e saiu campeã.

Na fase internacional da competição, que segue o mesmo sistema da nacional, porém em um nível mais elevado, os alunos enfrentarão competidores do mundo inteiro, a maioria classificados através de rodadas nacionais.