Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Professores da UFSM se reúnem junto a FAPERGS para tratar políticas de valorização da área de Humanas



Representando o Fórum dos coordenadores de Programas de Pós-Graduação em História do estado do Rio Grande do Sul, a prof. Maria Medianeira Padoin (PPGH/UFSM), o prof. Benito Bisso Schmidt (PPGH/UFRGS) e o prof. Paulo S. Moreira (PPGH/Unisinos) reuniram-se junto ao Diretor-Presidente Prof. Odir Antônio Dellagostin e o Diretor Técnico-Científico Prof. Erico Marlon de Moraes Flores para tratar de políticas de valorização da área de Humanas, editais de apoio aos Programas De Pós-Graduação, entre outras questões.

A partir da consulta proposta pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS), em 2016, no que tange as áreas prioritárias, os Programas de Pós-Graduação em História enviaram a sugestão da criação de um eixo de “Revalorização das Humanas”, bem como a inclusão de temas desta área de conhecimentos nos diversos eixos primeiramente publicados, em uma perspectiva também multidisciplinar.

Na reunião essa proposta foi recolocada em debate, além disso, também foram explicitadas questões como a importância histórica da FAPERGS na valorização e investimento nessa área.

Também foi tema da reunião a questão dos valores que precisam ser reafirmados no que tange a pesquisa e ao trabalho do pesquisador/professor, como por exemplo, a liberdade, a pluralidade e a universalidade.

Foi relatado a importância das bolsas concedidas pela Fapergs, a partir de 2012, especialmente aos cursos novos. Nesse tema o Diretor-Presidente apresentou um detalhado estudo sobre o panorama da relação do desenvolvimento da pesquisa, a qualificação profissional em nível de pós-graduação no RS e a atuação da Fundação, bem como a questão dos investimentos na FAPERGS e da FAPERGS no passar dos anos (e governos); isso tudo com dados comparativos com os outros estados brasileiros.

A partir desta exposição foi informada a intenção da Fundação de publicar novos editais diretamente relacionados com a Pós-Graduação.

 

fapergs

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-619

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes