Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

Programa de Pós-Graduação em História promove minicurso sobre história e historiografia

Acontece em maio o minicurso “História e Historiografias comparadas: Brasil e México nos séculos XIX e XX”, ministrado pelo prof. Alfredo Nava Sánchez. A atividade, promovida pelo Programa de Pós-Graduação em História da UFSM, ocorrerá nos dias 16,17 e 18 e nos dias 23,24 e 25 de maio das 17h às 20h.

O minicurso tem como problemática importante a definição da história e da historiografia. Com a proposta de um olhar da história como uma disciplina da diferença, muito perto do significado mais tradicional da antropologia, ou seja, como “ciência” que estuda a diferença entre as culturas.

A atividade tem como objetivo conhecer a configuração da história comparada como um objeto de estudo da história, discutir os conceitos de história e historiografia e propor uma historiografia comparada como um exercício de história antropológica.

A formação tem como público alvo alunos de pós-graduação e alunos envolvidos diretamente com Iniciação Científica e contará com aulas expositivas e participativas. Serão disponibilizadas leituras prévias para os inscritos.

No final os participantes receberão um certificado que será de 20h. Alunos de I.C. poderão encaminhar como aproveitamento de ACG.

As inscrições devem ser realizadas junto à secretaria do PPGH, sala 104, do prédio 74A. Maiores informações pelo email: ppghistoria@ufsm.br ou pelo telefone (55)3220 9549.