Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

Cinebate sobre liberdade na internet será exibido em maio

Acontece no dia 23 de maio o cinedebate “Freenet: até onde vai a sua liberdade na internet?”. O documentário é uma realização de quatro entidades brasileiras comprometidas com o debate de liberdade e defesa de direitos na rede: Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Centro de Tecnlogia e Sociedade da Fundação Getúlio Vargas (CTS/FGV), Instituto Nupef e Intervozes.

Freenet é um filme documentário colaborativo sobre o futuro da liberdade na Internet. Seu objetivo é trazer a realidade dos bastidores da internet para o centro do debate global de forma participativa e envolvente, e através da produção e intercâmbio de conteúdo visual, sensibilizar e trazer informações para aqueles que mais sofrem as consequências das últimas mudanças nas políticas de internet: os usuários da rede.

O documentário levanta alguns questionamentos, como por exemplo, a relação de poder envolvida no governo da rede, quais interesses e com quais consequências se dá esse governo, questões relativas a privacidade, liberdade de acesso, direitos humanos e democratização do uso, entre outros.

A exibição do documentário acontece na sala 101 do Tribunal do Júri e os debates posteriores serão conduzidos por pesquisadores do CEPEDI (Centro de Estudos e Pesquisas em Direito e internet). As inscrições serão realizadas no local por ordem de chegada. Será fornecido certificado de participação de 2h para os participantes.

Confira o trailer aqui

freenet