Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Editor da Zero Hora ministra palestra na UFSM sobre os desafios do Jornalismo local

Foi realizada, na manhã desta quarta-feira (10), a palestra “Cante sua aldeia – como o conteúdo local pode ajudar a salvar o jornalismo”, ministrada pelo jornalista Rodrigo Müzell, editor digital no jornal Zero Hora.  

No evento o jornalista apresentou um balanço do que já está sendo colocado em prática pela ZH a respeito dos novos modelos de negócios, do foco de atuação do jornal, que hoje seria mais centrado na capital e região metropolitana do Rio Grande do Sul e, dos desafios que o jornalismo impresso tem enfrentado na atual conjuntura nacional e internacional.

A proposta da palestra era apresentar quais são as perspectivas para o jornalismo local dado o processo de reformulação que a profissão está enfrentando e de que forma o conteúdo produzido a partir desse modelo pode ser mais interessante do ponto de vista econômico e social. Foram colocados diversos elementos a respeito dos novos modelos de negócios do jornalismo, do tipo de conteúdo que está mais em voga atualmente e do papel que a profissão desempenha e deve desempenhar hoje na era da internet.

O palestrante Rodrigo Müzell é formado em Jornalismo pela UFRGS, começou na Gazeta Mercantil e está no jornal Zero Hora desde 2000. Foi repórter de Economia por 10 anos, cobrindo telecomunicações, energia, mercado financeiro e petróleo e ganhou o prêmio CNH de Jornalismo com a reportagem “A Economia Corroída pelo Crime”, em 2007.

Em 2009, foi repórter por 6 meses no jornal Philadelphia Inquirer, nos Estados Unidos, como fellow da Alfred Friendly Press Partners. De 2010 a 2014, foi Editor de Copa no ZH, coordenando a cobertura do Mundial brasileiro. E desde 2014 atua como editor digital de Notícias da nova equipe multiplataforma da Zero Hora, que tem como foco a cobertura de Porto Alegre.

A palestra aconteceu no Auditório do prédio 67 e contou com a presença de mais de 40 pessoas. 

DSC 0194