Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo

Editor da Zero Hora ministra palestra na UFSM sobre os desafios do Jornalismo local



Foi realizada, na manhã desta quarta-feira (10), a palestra “Cante sua aldeia – como o conteúdo local pode ajudar a salvar o jornalismo”, ministrada pelo jornalista Rodrigo Müzell, editor digital no jornal Zero Hora.  

No evento o jornalista apresentou um balanço do que já está sendo colocado em prática pela ZH a respeito dos novos modelos de negócios, do foco de atuação do jornal, que hoje seria mais centrado na capital e região metropolitana do Rio Grande do Sul e, dos desafios que o jornalismo impresso tem enfrentado na atual conjuntura nacional e internacional.

A proposta da palestra era apresentar quais são as perspectivas para o jornalismo local dado o processo de reformulação que a profissão está enfrentando e de que forma o conteúdo produzido a partir desse modelo pode ser mais interessante do ponto de vista econômico e social. Foram colocados diversos elementos a respeito dos novos modelos de negócios do jornalismo, do tipo de conteúdo que está mais em voga atualmente e do papel que a profissão desempenha e deve desempenhar hoje na era da internet.

O palestrante Rodrigo Müzell é formado em Jornalismo pela UFRGS, começou na Gazeta Mercantil e está no jornal Zero Hora desde 2000. Foi repórter de Economia por 10 anos, cobrindo telecomunicações, energia, mercado financeiro e petróleo e ganhou o prêmio CNH de Jornalismo com a reportagem “A Economia Corroída pelo Crime”, em 2007.

Em 2009, foi repórter por 6 meses no jornal Philadelphia Inquirer, nos Estados Unidos, como fellow da Alfred Friendly Press Partners. De 2010 a 2014, foi Editor de Copa no ZH, coordenando a cobertura do Mundial brasileiro. E desde 2014 atua como editor digital de Notícias da nova equipe multiplataforma da Zero Hora, que tem como foco a cobertura de Porto Alegre.

A palestra aconteceu no Auditório do prédio 67 e contou com a presença de mais de 40 pessoas. 

DSC 0194


Publicações Recentes