Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

GECAP participa de Congresso sobre Defesa Nacional no Rio de Janeiro

O Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP) esteve presente durante dos dias 24 a 28 de julho, no XIV Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN), na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende, no Rio de Janeiro.

GECAP 2017 XIV CADN GRUPO

A atividade promovida pelo Ministério da Defesa, por meio da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (Sepesd), realiza-se anualmente e conta com a participação de estudantes de diferentes Instituições de Ensino civil e militar de todo o país para discutir temas de interesse da Defesa Nacional, por meio de palestras apresentações de artigos e debates.

Sob o orientação da Prof. Dr. Danielle Jacon Ayres Pinto, a equipe da UFSM composta pelos acadêmicos (as) Brenda de Cassia Silva Gomes, Gabriela Alves de Borba, Julio Werle Berwaldt, Kauê Ruszkowski Pereira e Leonardo Miglioranza Castagna, apresentaram o artigo científico ‘‘Projeção e Identidade Internacional do Brasil: A Multidimensionalidade do Poder Militar nas Operações de Paz’’. A pesquisa teve como intuito avaliar a inserção internacional brasileira tanto no âmbito regional quanto global, bem como as possibilidades e limitações da projeção internacional de poder, buscando descrever as capacidades militares do Brasil e analisando o formato como elas vêm sendo utilizadas na construção de uma identidade internacional cooperativa.

Informações da Assessoria de Comunicação do GECAP