Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Programa Afroriente exibe documentário em comemoração ao 1 ano de existência



Em comemoração ao primeiro ano de atividades do programa Afroriente e do projeto de extensão Repensando a África e o Oriente Médio (REAO), o Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP) promoverá a pré-estreia do documentário “Um Fio de Esperança: Independência ou Guerra no Saara Ocidental”, com participação e palestra do co-diretor Rodrigo Duque Estrada. 

Sinopse: Negligenciado pelo mundo, o Saara Ocidental é um dos conflitos de independência mais longos da atualidade. O documentário conta a história da resistência do povo saharaui, que há 26 anos espera a realização de um referendo de autodeterminação, e explora a frustração crescente desse povo com o processo de paz da ONU, seja nos acampamentos de refugiados, nas zonas liberadas ou nos territórios ocupados há mais de 40 anos pelo Marrocos. O documentário também questiona a posição de neutralidade do Brasil, que é um dos únicos países na América Latina que ainda não reconhecem a independência do Saara Ocidental, contribuindo para a normalização de uma violência sistemática contra os saharauis e o saqueio das riquezas de sua terra.

Data: quarta-feira, 30 de agosto.

Horário: 18h.

Local: auditório do Prédio 67 – UFSM. 

A entrada é gratuita e aberta ao público em geral. 

Sobre o programa: Organizado e realizado por estudantes do curso de Relações Internacionais da UFSM vinculados ao GECAP, em parceria com acadêmicos e egressos do curso de Jornalismo, o Afroriente promove debates de temas relacionados às relações internacionais da África e do Oriente Médio. O programa vai ao ar, ao vivo, todas as terças, das 15h05min às 16h, pela Rádio Universidade 800 AM. 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-814

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes