Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Campanha Painel da Biblioteca Setorial destaca invenções das mulheres ao longo da História



O Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH) da UFSM abriu concurso para selecionar obra de arte que vai compor um painel artístico na Biblioteca Setorial do Centro.

O objetivo do mural é dar visibilidade às ações das mulheres nas ciências e na sociedade, além de promover o empoderamento feminino considerando os recortes interseccionais de raça/etnia, classe social e geracional.  

Assim, os artistas interessados em participar do Concurso devem buscar em suas propostas reconstruir as lutas e conquistas das mulheres. 

A campanha de divulgação tem destacado o papel feminino na ciência. Durante a última semana, foram publicados GIFs com curiosidades sobre as invenções das mulheres ao longo da História. 

Hedy Lamarr, por exemplo, foi uma mulher que inventou um sistema de comunicações secretas durante a Segunda Guerra Mundial, que utilizava “salto de frequência”. A tecnologia dela foi a base para outras tecnologias, como o Wi-Fi e o GPS. 

Maria Telkes e Eleanor Raymond construíram a primeira casa totalmente aquecida por energia solar em 1947. 

Shirley Jackson, física teórica, foi a primeira mulher negra a receber um PhD do MIT. A pesquisa dela possibilitou a invenção do fax portátil, do telefone de toque, dos cabos de fibra óptica e da tecnologia responsável pela identificação de chamadas e a chamada em espera.

Você pode conferir nos sites da revista Superinteressante e do portal Tudo Interessante as listas completas.

Confira também o edital do Concurso.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-851

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes