Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

Laboratório de Paleografia ganha novo espaço e homenageia ex-professora do curso de Arquivologia

O Laboratório de Paleografia da UFSM ganhou, na última terça-feira, um novo espaço para suas atividades acadêmicas, de pesquisa e extensão. Vinculado ao curso de Arquivologia, o Laboratório foi criado em 23 de março de 2016 pelo Colegiado Departamental com o objetivo de reunir e atender as demandas acadêmicas do Curso na área de paleografia, ampliando a atuação da área junto aos estudantes.

No laboratório, ocorrem aulas práticas de “Paleografia”, que é uma disciplina obrigatória do curso, e de “Prática da Paleografia”, uma DCG. Os estudantes trabalham na prática de paleografia elementar, que abarca leitura e transcrição de documentos. Atualmente, o curso possui a custódia provisória de manuscritos do século XIX, que estão sendo lidos e transcritos pelos alunos.

Ocorrem também no Laboratório as atividades do Grupo de Pesquisa Informação e Cemitério, que atua na temática da epigrafia, com estudos sobre as inscrições em lápides. Além disso, o Laboratório promoveu no dia 22 de novembro a primeira oficina “Noções Práticas de Paleografia”.

Juntamente com o novo local, o Laboratório ganhou também um novo nome, em homenagem à professora Eneida Izabel Schirmer Richter, que teve trajetória marcante no curso de Arquivologia durante 36 anos.

eneida

Imagem: Professora Eneida Izabel Schirmer Richter. ☆ 04 de novembro de 1950 + 03 de novembro de 2015.

20171122 151129 Easy Resize.jpg

Imagem: Oficina Noções Práticas de Paleografia