Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Concluída a pintura artística na Biblioteca do CCSH

A artista Andressa Helene Querubini Gonçalves e o artista Douglas Dorneles Medeiros encerraram a pintura artística da obra “Fortalecendo o que nos pertence” na Biblioteca Setorial do CCSH.

A proposta foi vencedora de um concurso promovido pelo CCSH em 2017, na modalidade licitação, que selecionou uma obra artística com o objetivo de dar visibilidade às ações das mulheres nas ciências e na sociedade, além de promover o empoderamento feminino considerando os recortes interseccionais de raça/etnia, classe social e geracional, de forma a reconstruir as lutas e conquistas das mulheres.

Além da diversidade representada nas mulheres pintadas, a obra inclui fotos de 49 mulheres escolhidas pela autora. Segundo Andressa, são mulheres que fazem parte da formação pessoal dela, assim como mulheres que convivem com ela ou de pesquisas que ela realizou: “Foi muito interessante o tema pois, a cada pesquisa, descobrimos que em todas as áreas da sociedade não foram poucas as mulheres que transformaram o nosso cotidiano, e o que nos falta ainda é revelar essas figuras para serem conhecidas, estudadas e respeitadas.”, complementa a autora.

A pintura já pode ser conferida na parede acima da porta de entrada da Biblioteca.

reduzida

Sobre os artistas:

Andressa Querubini é acadêmica do curso de Artes Visuais – Licenciatura Plena em Artes Visuais, na Universidade Federal de Santa Maria.

Douglas Dorneles Medeiros é Bacharel em Artes Visuais – Desenho e Plástica pela mesma instituição.

Eles trabalham juntos desde 2013, em diferentes linguagens, como escultura, desenhos, pintura e fotografia.