Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Livro “Gestão e Produção Cultural” será lançado amanhã



O livro “Gestão e Produção Cultural” será lançado na programação da Feira do Livro de Santa Maria, no dia 3 de maio, às 17h, no foyer do Theatro Treze de Maio. 

A obra tem o propósito de contribuir com quem trabalha ou deseja trabalhar nas áreas de comunicação, cultura e arte, por meio da elaboração de projetos e/ou da realização de eventos culturais e artísticos.

A obra inicia com um glossário cultural, com o intuito de esclarecer o uso de algumas terminologias, e avança para a legislação vigente na área cultural, em especial a do Governo Federal, discorrendo sobre Ministério da Cultura, Plano Nacional de Cultura e programas culturais. Também discute a Lei Rouanet, o Fundo Nacional de Cultura e a Lei do Audiovisual, comentando seus principais artigos. Além da Lei de Incentivo à Cultura do Rio Grande do Sul e do Fundo de Apoio à Cultura. Há informações sobre as principais fontes de fomento, tanto da esfera pública, quanto da iniciativa privada e de empresas de economia mista, exemplificando a partir de editais.

Um dos capítulos é dedicado para os projetos culturais. Aborda-se desde o surgimento das primeiras ideias, que podem ser compiladas num briefing, à escrita formal de um projeto, com todas suas etapas e a prestação de contas. Também se podem encontrar dicas para a elaboração de alguns documentos, como: carta de patrocínio/apoio, convite, ofício, memorando, requerimento, ata, declaração, certificado e etc.

No capítulo de noções auxiliares à produção cultural apresentam-se conhecimentos básicos sobre assessoria de divulgação, fotografia, produção gráfica e de espetáculo e direção.

O livro une o conhecimento acadêmico ao knowhow de profissionais atuantes no meio cultural, aproximando academia e mercado na perspectiva de sanar lacunas encontradas no que diz respeito à bibliografia da área.

 

Sobre os autores

Flavi Ferreira Lisboa Filho

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, do Programa de Pós-Graduação Profissional em Patrimônio Cultural e do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Doutor em Ciências da Comunicação. Pesquisador líder do GP Estudos Culturais e Audiovisualidades (www.ufsm.br/estudosculturais).

Rose Carneiro Carabajal

Especialista em Recursos Humanos e Marketing e Graduada em Relações Públicas – Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria. Produtora Cultural pela Chili Produções Culturais, Santa Maria, RS.

 Darciele Paula Marques Menezes

Doutora em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria. Mestra em Comunicação. Bacharel em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda. Membro do grupo de pesquisa Consumo e Culturas Digitais.

Fabiana da Costa Pereira

Doutora em Comunicação Midiática pelo PPGCOM/UFSM. Professora do Curso de Jornalismo do Centro Universitário Franciscano. Mestre em Comunicação Midiática. Especialista em Comunicação e Projetos de Mídia. Bacharel em Comunicação Social – habilitação em Relações Públicas. Possui licenciatura através do Programa Especial de Formação de Professores para Educação Profissional – PEG/UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Comunicação Institucional e Organizacional, registrado no CNPq.

Jones Machado

Doutor em Comunicação Midiática. Professor do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria – Campus Frederico Westphalen (UFSM/FW). Mestre em Comunicação e Bacharel em Relações Públicas pela UFSM. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Comunicação Organizacional e Institucional CNPq/UFSM.

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-1175

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes