Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

Professora será jurada das Olimpíadas Internacionais de Filosofia

Mitieli Seixas, professora do Departamento de Filosofia do CCSH, foi selecionada para ser parte do júri da 26ª edição das Olimpíadas Internacionais de Filosofia, que este ano acontecerão em Bar, Montenegro, dos dias 23 a 27 de Maio.

Com o tema “Ambiente”, caberá a Mitieli avaliar os ensaios filosóficos escritos pelos estudantes. Além disso, está nos planos da docente conduzir uma pesquisa sobre a situação do ensino de Filosofia junto aos professores membros das delegações dos outros países.

Em 2018, o chefe da Delegação Brasileira, Gustavo Coelho, organizou um grupo composto por quatro professores brasileiros de Filosofia, dentre eles, Mitieli, para selecionar os estudantes que farão parte da equipe que irá a Montenegro em maio.

A professora se disse surpresa e alegre com o convite. Segundo conta, usará essa oportunidade de se relacionar com professores e estudantes de Filosofia do mundo todo para troca de experiências e para planejamento de estratégias para a formação do professor da matéria nas escolas.

As Olimpíadas

Antes restrita apenas a poucos países europeus, as Olimpíadas de Filosofia firmaram acordo com a UNESCO em 2001, contribuindo para o aumento do número de países envolvidos. O Brasil participou pela primeira vez ano passado, tendo neste ano representante da UFSM.

Dentre os objetivos do evento estão o desenvolvimento do pensamento crítico a respeito da sociedade atual e a integração de estudantes de países e culturas diferentes. Cada país pode, no máximo, levar dois participantes. Esses devem estar matriculados no ensino médio no momento da inscrição e terem até 20 anos.

As premiações para os vencedores serão medalhas de ouro, para o vencedor, prata e bronze, para segundo e terceiro, respectivamente.

Texto: Juan Grings, estudante de Jornalismo do Núcleo de Comunicação Institucional (NCI/CCSH)