Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Curso de Audiodescrição tem inscrições abertas



Estão abertas as inscrições para uma nova edição do Curso de Audiodescrição da UFSM, que é ofertado em nível básico, em formato presencial. Com duração de 40 horas, o curso acontece de 21 a 25 de maio e de 4 a 8 de junho, no turno da tarde (das 13h30min às 17h), nas instalações do prédio 67 do campus sede. A promoção é do Núcleo de Acessibilidade, através de sua Comissão de Audiodescrição, que atua nessa área desde 2015.

A audiodescrição é um recurso de acessibilidade que consiste na tradução de imagens em palavras, com o objetivo de proporcionar uma narração descritiva em áudio, para ampliação do entendimento de imagens estáticas ou dinâmicas, textos e origem de sons não contextualizados, especialmente sem o uso da visão.

Na Comissão de Audiodescrição da UFSM, contudo, o trabalho vai além disso, sendo a audiodescrição uma tradução de imagens em palavras e das palavras em imagens mentais. Isso porque, no trabalho desenvolvido pela comissão, todas as audiodescrições são iniciadas por profissionais com visão, que rascunham um roteiro para cada imagem selecionada, o qual é posteriormente revisado por profissionais cegos que avaliam a imagem mental gerada. Assim, esse recurso de acessibilidade atende às condições de seu público-alvo, promove a inclusão laboral de profissionais com deficiência e amplia os conhecimentos no campo da tradução.

Há 30 vagas disponíveis para o curso, que é gratuito. A participação é aberta a toda a comunidade, porém será dada preferência para pessoas que vão aplicar a audiodescrição em seus estudos e/ou trabalhos. Para participar, os interessados devem preencher o formulário on-line.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone do Núcleo de Acessibilidade, que é vinculado à Coordenadoria de Ações Educacionais. O telefone e e-mail para contato são (55) 3220-8730 e nucleodeacessibilidade@ufsm.br.

Com informações do site UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-1184

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes