Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

Objetiva Jr – Conhecendo as Empresas Juniores do CCSH

A partir de hoje, semanalmente, o CCSH apresentará uma série de entrevistas com as Empresas Juniores instaladas e em funcionamento no Centro.

São elas: Objetiva Jr, Caduceu Jr, Nuvem Jr, Orienta Jr e F5.

Para começar, vamos entender o que é uma Empresa Jr. Para esse esclarecimento, o Núcleo de Comunicação Institucional (NCI) do CCSH conversou com Gustavo Parcianello, da Agência de Transferência Tecnológica (Agittec) da UFSM.

Segundo Gustavo, Empresas Juniores são associações sem fins lucrativos, que têm um estatuto próprio. Servem de experiência para a formação empreendedora do aluno. Na prática, é uma empresa normal: tem CNPJ, faturamento, conta bancária e presta serviços à comunidade como qualquer outra empresa privada. As leis que regem são de esfera federal, sendo o Estatuto Interno o que determina o período de gestão de cada Empresa Jr. O papel do professor responsável é o de registrar o projeto e ser o conselheiro técnico, como profissional da área, dando respaldo legal e técnico para a demanda de mercado. Nesse contexto, na UFSM a Agittec presta apoio político e ajuda a viabilizar as ações das empresas.

Para entender melhor o processo de criação de uma Empresa Jr., acesse aqui.

Para iniciar a série, apresentamos a Objetiva Jr do curso de Administração, empresa mais antiga constituída, com 24 anos.

NCI/CCSH: Qual a finalidade da Objetiva Jr.?

Objetiva Jr.: Proporcionar para o aluno uma vivência empresarial, através dos projetos e da gestão interna da empresa. Além da questão externa: fomentar o mercado e auxiliar empreendedores da cidade.

NCI/CCSH: Qual o benefício que ela oferece para o aluno?

Objetiva Jr.: Fornece capacitação e experiência, desenvolvimento da comunicação.

NCI/CCSH: E para a sociedade?

Objetiva Jr.: Através dos projetos, das consultorias, que são prestadas para o público e levam soluções aplicadas para o negócio do cliente. São serviços personalizados para atender às necessidades de cada consumidor.

NCI/CCSH: E para a UFSM?

Objetiva Jr.: A Objetiva traz uma maturidade para o Movimento Empresa Júnior da UFSM, servindo como referência para as futuras Empresas Juniores e para as que atuam hoje. A partir dessa maturidade, cria-se uma capacidade de capacitação prática na UFSM muito maior. Por normalmente ser quem mais tem contato com o mercado externo, procura-se sempre levar o nome da UFSM e do Movimento, que é quem dá suporte.

NCI/CCSH: Quais as vantagens de ser a Empresa Jr. mais antiga do CCSH?

Objetiva Jr.: Conhecimento de mercado, ter uma marca consolidada, que gera uma abertura grande para parcerias. A grande demanda faz com que todos os envolvidos na Objetiva estejam praticando o tempo todo o que aprendem em aula.

Serviços prestados:

Administração geral, finanças, gestão de pessoas, pesquisa de clima organizacional e análise e descrição de cargos, marketing e qualidade.

Relato de aluno:

“As empresas juniores, em especial a Objetiva Jr, são, com certeza, uma das maiores experiências que os estudantes irão ter acesso durante a graduação, proporcionando conhecimentos múltiplos e relacionamentos profundos e sinceros. Quando ingressei na Objetiva, no segundo semestre de 2017, buscava me desafiar, aprender na prática, utilizar os conhecimentos adquiridos em sala de aula, porém quando entrei e percebi a importância da empresa, o quão impactante é ser da Objetiva Jr, e o tamanho do movimento que esta empresa está inserida, mudei de perspectiva e pensamento, o que antes era mais voltado para o técnico-profissional, passa a ser, cada dia mais, uma paixão. Isso ocorre, porque vivemos uma transformação diária, melhorando, evoluindo, com erros, com acertos, porém sempre contando com o apoio, uns dos outros, não só na Objetiva, mas em todo movimento. Todas as minhas experiências vivenciadas até o momento na Objetiva, com certeza, constituem a base do meu futuro profissional e servem de ensinamentos para minha vida pessoal, formando a maior e melhor experiência de aprendizado e relacionamentos interpessoais que tive na vida até o momento”.

João Victor Ehlers Machado, 19 anos. Na Objetiva Jr. desde setembro de 2017.

Na próxima semana, traremos a Caduceu Jr.

Texto: Juan Grings, estudante de jornalismo do Núcleo de Comunicação Institucional (NCI) do CCSH