Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

3ª Jornada de Ciência Política será realizada nos dias 24 e 25 de outubro

A 3ª Jornada de Ciência Política da Universidade Federal de Santa Maria, com o tema “Direitos e Processo Político”, organizada pelo Núcleo de Pesquisa e Estudos em Ciência Política e pelo Núcleo de Estudos Democracia e Desigualdade e promovida pelos Cursos de Licenciatura e
Bacharelado em Ciências Sociais, com a participação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e do Departamento de Ciências Sociais, será realizada nos dias 24 e 25 de outubro, fazendo parte da programação paralela da Jornada Acadêmica Integrada (JAI).

O evento tem por finalidade reunir a comunidade acadêmica da UFSM e de outras instituições para debater e analisar a relação entre os direitos e o processo político brasileiro, focando no balanço e análise dos 30 anos da Constituição de 1988.

Além dos grupos de trabalho e minicursos, a Jornada terá duas mesas. A primeira, no dia 24, às 19h30, abrindo o evento, “Constituição e Reformas: Ganhando e Perdendo Direitos”, abordará a Constituição de 1988, seus efeitos e as alterações, principalmente nos últimos anos. A segunda
mesa, no dia 25, às 17h, terá como tema “Conflito Social nas Urnas” e analisará as eleições (especialmente a de 2018) a partir da relação entre divergências sociais e processo eleitoral.

Assim, o evento busca se inserir no processo de formação e de estímulo da produção acadêmica em Ciência Política, área que possui vínculo direto com o PPG em Ciências Sociais e com os cursos de graduação, licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais.

A temática da Jornada também abre perspectivas para debater fatores explicativos sobre o processo político brasileiro envolvendo docentes, estudantes e demais interessados.

O evento, além disso, busca contribuir com a difusão do conhecimento científico que vem sendo produzido na área de Ciência Política na UFSM e demais instituições, promovendo o debate acadêmico acerca das temáticas e possibilitando o envolvimento dos/as acadêmicos/as com questões voltadas para análise da política no Brasil.

A terceira edição da Jornada de Ciência Política tem como públicos-alvo estudantes de Ciências Sociais e Ciência Política da UFSM e de outras instituições, áreas afins, profissionais, comunidades acadêmica e geral.

Nas duas edições anteriores da Jornada de Ciência Política, realizadas em 2016 e 2017, foram apresentados 50 trabalhos e participaram, como ouvintes, 200 estudantes, docentes e pesquisadores/as nos dois dias de cada edição.

A Comissão organizadora é formada pelos docentes Elisandro Roath do Canto, Cleber Ori Cuti Martins e Rosana Soares Campos. O evento tem o apoio do Centro de Ciências Sociais e Humanas (através do Edital 01/Comissão Setorial de Avaliação/CCSH/UFSM/2018 – Programa de
Auxílio a Eventos Estudantis) e do Departamento de Ciências Sociais.

Confira o Edital de Submissão de Trabalhos da 3ª Jornada de Ciência Política.

Agência de Notícias UFSM