Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH

CCSH promove atividades para o Setembro Amarelo

Alusivo ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, o CCSH promove uma   Roda de Conversa sobre Saúde Mental nos dias 25 e 26, no Espaço Multiuso, pelo turno da manhã. Não há necessidade de inscrição prévia, sendo gratuito o evento e o convite direcionado a toda comunidade acadêmica.

Na ocasião, profissionais da área estarão presentes para debater as implicações da falta de cuidado com a saúde mental e sua importância. No dia 25 (terça-feira), setores da UFSM estarão representados por servidores para prestar esclarecimentos sobre os trâmites administrativos e burocráticos envolvendo o acometimento de doenças mentais em docentes, técnico-administrativos e estudantes e o que é possível encaminhar (atestados, prazos, etc).

Na manhã do dia 26 (quarta-feira), profissionais da psicologia participarão abordando questão relativas ao tema, bem como haverá um relato de experiência pessoal.

A programação completa pode ser conferida a seguir e no Facebook. O evento é uma realização do Centro de Ciências Sociais e Humanas (CCSH), da  Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep)  e do Laboratório de Relações Públicas (LARP) com apoio da  Nação Verde.

A Biblioteca Setorial do CCSH (prédio 74D, atrás da Planetário) permanece iluminada em cor amarela durante todo o mês.

A Agência de Notícias da UFSM divulgou uma matéria em 11 de setembro de 2018 apresentando os espaços/setores da UFSM onde estudantes e servidores podem buscar auxílio. Dentre esses espaços, a Clínica de Estudos e Intervenções em Psicologia (CEIP) atende gratuitamente a comunidade de Santa Maria, estando vinculada ao curso de Psicologia do CCSH.  A 9ª edição da Revista Arco trabalhou, em seu Dossiê, a pauta de Saúde Mental, abordando A dualidade dos medicamentos, Na subjetividade do trabalho e A sobrecarga invisível na universidade.

Programação Roda de Conversa sobre Saúde Mental

25 de setembro – terça-feira – 8h30min às 12h

• 08h30min: abertura
  • 09h: roda de conversa com convidados internos:
  1. PROGEP
  2. CEIP
  3. Núcleo de Apoio à Aprendizagem
  4. SATIE

26 de setembro – quarta-feira – 8h30min às 12h

• 08h30min: roda de conversa com convidados externos:
  1. Psicóloga Bruna Osório
  2. Psicóloga Karine Velasco