Ir para o conteúdo CCSH Ir para o menu CCSH Ir para a busca no site CCSH Ir para o rodapé CCSH
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PPG em Economia e Desenvolvimento recebe alteração no seu conceito Capes



O Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento (PPGED) da UFSM recebeu alteração no seu conceito Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) de 3 para 4.  

A Avaliação do Sistema Nacional de Pós-Graduação, estabelecida a partir de 1998, é essencial para assegurar e manter a qualidade dos cursos de mestrado e doutorado no país. Para que um Programa de Pós-Graduação possa existir, no Brasil, além de autorização, precisa ter conceito mínimo (nota 3 de um índice que vai até 5 para mestrado e até 7 para doutorado). O conceito Capes influencia na vida de um PPG no cenário nacional, pois está diretamente relacionado à visibilidade e à capacidade de angariar recursos.

Segundo o coordenador do PPG em Economia e Desenvolvimento, professor Adriano José Pereira, quando o curso recebeu o resultado da avaliação do quadriênio 2013-2016, em setembro de 2017, ficou surpreso com a decisão final que manteve o conceito 3, considerando o Mestrado como “regular”.

Entretanto, a comissão de avaliação, composta pelos pares, tinha concedido conceito “muito bom” em 18 dos 27 quesitos analisados e “bom” em 9, recomendando o conceito 4. O descompasso com a nota apresentada no relatório e o conceito final motivou um pedido de reconsideração, cujo resultado foi divulgado em dezembro, e, mais uma vez, prevaleceu a manutenção do conceito 3.

Em janeiro de 2018, o curso encaminhou recurso ao presidente da Capes, que foi deferido na reunião do Conselho Superior (CS), no último dia 4 de setembro.

Várias foram as medidas necessárias para que fosse atribuído o conceito 4. “Qualificar as publicações e aumentar os índices de conclusão do mestrado no prazo previsto (24 meses) são aspectos fundamentais, que foram, e seguem sendo, perseguidos ao longo do quadriênio 2013-2016. Para tanto, faz-se necessário manter alunos, secretaria e professores comprometidos com a proposta do programa. Como a nossa ficha de avaliação apresentou apenas conceitos “bom” e “muito bom”, entendemos que todas as frentes de atuação do programa evoluíram ao longo do quadriênio”, aponta.

Desde 2017, o PPGED passa por processo de reorganização dos grupos de pesquisa dos professores que atuam no programa, bem como por  reestruturação das linhas de pesquisa. “O conceito 4 vem como uma forte injeção de ânimo e motivação para pretensões futuras”, comenta o professor. Entre as pretensões está o projeto de doutorado.

Texto: Laura Almeida, acadêmica e Jornalismo e bolsista da Agência de Notícias

Edição: Maurício Dias

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-372-1656

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes